Arquivo Pessoal

João Lucas

Técnico em segurança do trabalho, graduando em história pela Universidade Estadual do Piauí e autor do projeto "O Cenário Político Brasileiro: Debates acerca da cidadania e ideologias partidárias"

#RAPADURADESOVERTE

Sou feminista sim!
Foto: Instagram @gabipraçafoto pega da sua rede social.

#RAPADURINHA.Iniciaremos  esta coluna, apresentando a vocês a jovem Gabriela Praça (@gabipraça). Que com dezesseis (16) anos, saiu de sua cidade natal, para à capital do nosso amado Piauí (Teresina), e só retornou após gradua-se em engenheira de produção pela UFPI. Com profundo amor pela sociedade, adepta de práticas filantrópicas, feministas, e apreensões com relação as lacunas nas legislações ambientais que estão deteriorando o meio ambiente. Sendo também, gestora da empresa que pertence a sua família. Essa jovem, de apenas vinte e quatro (24) anos, possui uma risada estridente e única. Além de mostrar muita garra e lucidez, ao discorrer sobre temáticas contemporâneas e polêmicas da atualidade.

Entre um diálogo e outro, falamos sobre família, casamento, viagens e redes sociais. Gabi, demonstra ser uma pessoa engajada a sua família, além dos laços sanguíneos, o amor a empresa (Gelatt’s) se faz presente nesta ligação familiar. Ela relatou quando tinha dois anos de idade, seus pais vivenciaram o desemprego e posteriormente construíram a empresa. Legado que a mesma está dando continuidade, tudo começou aos seus quatorze (14) anos, em uma viagem de negócio com sua família.

Desde então, se dedicou para se tornar uma grande gestora e difundir sua visão empreendedora. Assim, com garra, disciplina, caráter, força de vontade e outros adjetivos que não cabem neste texto, a empresa se agigantou. Mas, a nossa Gabi, NÃO! Pois, a nossa entrevistada de hoje, tem 1 metro e 50 centímetros de altura. Mais o que seria sua altura diante da sua capacidade, pois, ela é uma baixinha arretada. É como uma rapadura: doce, mais não é mole não! Questionada, se já havia pego seus pais chorando ou escondendo a situação financeira no começo do empreendimento, ela nos conta que:

Foto: desconhecido@gelatts
@gelatts

“Nunca! Como eu falei: o que tinha de vitória era compartilhado, o que tinha de dificuldade também! Quando criança, eu não entendia que eu queria uma boneca que tinha na televisão, mas, eu não podia ter aquela boneca, porque a gente tinha uma conta de energia muito alta, ou por que a gente tinha várias coisas. Então assim, problemas sempre foram compartilhados até mesmo para eu entender sobre a educação financeira. Eles sempre me passaram muito dessa parte de saúde financeira da empresa, de entender a parte de entrada e de saída, então eu sempre participei das partes ruins e das partes boas.”

Foto: desconhecido.Gabriela com seu pai, chico gelatt's.
Gabriela com seu pai, chico gelatt's.

#SorveteeSustetabilidade. A Gelatt’s (@gelatts), como já mencionado acima, é uma empresa familiar que quando apertou o “start” no mundo comercial continha somente uma máquina, com capacidade para produzir apenas sessenta (60) sorvetes ao dia. Hoje, diante dos avanços tecnológicos, sua escala de produção é de 12 mil produtos por hora. Sua grade de funcionários emprega mais de cem (100) trabalhadores, presente em sete (7) estados, sendo oito mil (8.000) pontos de distribuição da escala de produção. A preocupação com o meio ambiente e com os colaboradores, evidência que a empresa é tem uma visão futurista. Hoje nossa jovem rapadura (sugestão de sabor de soverte! [risos]), traz para Floriano uma modalidade atual de empreender.

Quem nunca pegou aquela vasilha ou pote branco de sorvete, e ao abrir deparou-se com feijão? Ao pensar nas(os) donas(os) de casa, e também relacionar seus vasilhames aos meios sustentáveis de reciclagem, transformou os recipientes brancos, em potes coloridos, onde às pessoas podem colecionar e, guardar seus alimentos. Isto é um dos meios pelos quais a empresária Gabriela Praça, idealiza seu modo operante. Entretanto, relata dificuldade em manter-se plenamente sustentável, nos confessou: “Hoje em dia, no mercado brasileiro de plásticos é muito complexo trabalhar com materiais cem por cento (100%) biodegradáveis, porque as opções são poucas em nosso mercado e as que estão disponíveis ainda contém custos elevados”.

Foto: João lucas@gabipraca exibindo um pote do gostoso soverte de açaí.
@gabipraca exibindo um pote do gostoso soverte de açaí.

De acordo com o Portal Solar, o estado do Piauí, é aquele que possui o maior Parque de Energia Solar da América do Sul. Provavelmente, irá operar em dois mil e vinte (2020), entorno de 1.200 Kwh, o que evitará anualmente a emissão de seiscentos (600) mil toneladas de CO2 em nossa atmosfera. Sendo assim, nossa entrevistada visionaria, não poderia estar deslocada desta oportunidade de preservar nosso meio ambiente. A médio e longo prazo para obter retornos financeiros, providenciou alocar 2.280 placas de energia renovável.

“A gente colocou as placas, fizemos um novo galpão para colocar as placas encima, então não vamos desmatar. Não tivemos que fazer nada que prejudicasse a natureza, pelo contrário, ao invés da gente consumir a energia das hidrelétricas, a gente consome energia solar, que servirá para ter economia financeira e para zelar pelo meio ambiente; foi sensacional! (Risos discretos)”. (@gabipraça)

#FamíliaeOperários. A jovem mulher, fala sobre sua relação com funcionários e família. Com desenvoltura e esperteza na gestão da empresa, Gabriela (@gabipraça) conta como sofre preconceitos por ser jovem e mulher e, por isso, uma de suas preocupações é sempre estar bem vestida. Principalmente quando vai a feiras de negócios. Ela ressalta que: “os presentes, em sua grande maioria, são homens”.

Ainda hoje, as mulheres ganham menos que o sexo oposto. É preciso que seja feita uma discussão sobre isso. Falando do universo empresarial, é necessário observar como esse espaço é difícil para o público mulheril. Vejamos: uma jovem com muita competência precisa tomar cuidado ao falar, se vestir e se portar, para não ser atacada por lobos!

Porém, essa é só mais uma estratégia, que ela encontra para conseguir respeito e mostrar a mulher capacitada que é. A outra, a qual vamos destacar é a inteligência, e, diga-se de passagem: a maneira excepcional como administra, o respeito aos colaboradores e a vontade que expressa de ver nosso Piauí grande, mostra o quanto essa garota vai longe!

“A gente vai tomando alguns cuidados tanto de forma interna, quanto de reflexão externa para que ela cresça de forma saudável e sustentável. Na parte de saudabilidade da empresa o que é que eu quero falar: como tratar os nossos funcionários? eles são tratados como família, a gente tem um programa de alavancagem interna. Como assim? surgiu uma vaga boa na empresa de gerência, ao invés de buscar um profissional de fora, a gente faz recrutamento interno. E vêm dando muito certo! As pessoas estão vendo que à medida que elas se destacam na sua área, elas vão subindo de cargo.” (@gabipraça).

Sempre embasada em números e dados, ao mostrar para seus pais, que o caminho a qual está gerindo a empesa está levando-a a modernidade. Até porque os tempos são outros, mas, ressalta que ainda, a prende muito com eles: experiência, garra, terminação. Adjetivos não faltariam a cada palavra que saia da sua boca, sobre seus pais.

Foto: João lucas@gabipraca em frente a fabrica @gelatts
@gabipraca em frente a fabrica @gelatts

#Politica. Os tempos são outros e falar sobre o espectro político atual deixa a jovem basta fragilizada. Em pleno o ano de 2019, a mesma tem consciência com a adversidade de problemas sociais, coisas básicas, que uma grande parte da sociedade brasileira ainda não alcançou e que são garantidas pela constituição de 88.  A educação é uma delas! Gabi (@gabipraça), evita discutir com estremos.  Nem esse, nem aquele!

“A bandeira do feminismo eu acho necessário, eu sofro na pele preconceito por ser mulher, então eu procuro sempre, sempre, sempre, sempre. Estar atualizada é a única Bandeira política que eu levanto e se a pessoa estiver aberta para conversar, vou sentar, na mesa e conversar com ela. gostaria de falar mais porque tem como uma mulher jovem que pesquisa sobre o assunto não ser feminista”. (@gabipraça).

#VidaAmorFilantropia. Além de um trabalho corrido, ela concilia vida pessoa com a filantropia. O Grupo Solidariedade, ajuda pessoas carentes com diversas atividades tanto de conscientização, até arrecadação de dinheiro. As atividades sempre acontecem no fim do ano, o grupo não tem cuinho político e nem religioso é formado por amigos que se juntam para fazer o bem.

O seu currículo de viagens é invejável. Ficou preocupada quando um conhecido lhe falou que sua rede social, não era uma boa para pessoas depressivas. Mas, ela fala que há dois dias, antes dessa entrevista (7) estava adoentada, porém as suas redes sociais tem limites, e que nem tudo, os seus 8.390 seguidores podem ver. Até então! Quem sabe depois eu não conto para vocês o outro lado de Gabriela Praça.

Lisboa, Paris, Itália entre outras viagens, a que ela mais gosta foi a do EUA. Orlando é o destino, terra do Mickey Mouse, é o local preferido dos Praças passar férias. Mais es que na viagem de família, surge um sexto elemento, Pedro, recém-formado em medicina, mora em Araripina-Pe. Muito longe da vida corrida da namorada, mas, pelo que foi dito esse jovem médico, entende a vida corrida da nossa entrevista.

“Assim, a gente está alinhando as pontas, aparando as arestas. (Risos) para ficarmos juntos de vez! ainda não temos uma previsão, porque ele vai fazer residência, aí que a gente quer é que daqui a três anos... Mas é agradeço muito porque ele é muito contente com meu trabalho”.

Foto: desconhecidoFamília Praça em passei na Disney.
Família Praça em passei na Disney.

Confira outros artigos do blog João Lucas

Os blogueiros são responsáveis pelos seus próprios textos, a linha partidária e linguística do autor não condiz necessariamente com a do portal ROTA343. Cada colunista tem liberdade para escrever, respeitando os direitos, deveres e regras de cordialidade exigidas pela empresa.

Gostou? Compartilhe!