Arquivo Pessoal

João Lucas

Técnico em segurança do trabalho, graduando em história pela Universidade Estadual do Piauí e autor do projeto "O Cenário Político Brasileiro: Debates acerca da cidadania e ideologias partidárias"

#EUSOUDOFINANCEIROMASAMOMODA

O legado de uma avó.
Foto: Gustavo Oliveira@Mariaterezafdrumond
'Acredito que quando fazemos algo que gostamos com caráter e humildade, é 100% de chance de dar certo' @Mariaterezafdrumond

#SÃOVICENTEDEPAULA. A nossa segunda convidada tem origem simples, de uma localidade próxima ao município Florianense. Apresento a vocês Maria Tereza Drummond (@Mariaterezafdrumond), hoje é administradora, mas confessa que se encontra pensando em novas maneiras de empreender. A nossa jovem empresária passou por algumas provações para poder chegar onde está. Da venda de caldo de cana à boutique Alternativa, o senhor Honorato Drumond e a senhora Joana Fontenele conseguiram criar a filha. Hoje com vinte e sete (27) anos, é graduada em Direito pelo Instituto Camilo Filho - ICF, e fazendo especialização em gestão de empresa pela UFPI. Na metade do curso e estagiando na Defensoria  Público, encontrava-se angustiada ao ver que não era bem aquilo que queria para a sua vida, ainda assim, teimosa que é, decidiu terminar o curso.

“Quando eu terminei o curso, ainda passei um tempo advogando. Só que não gostei de jeito nenhum, mas é muito bom para quem gosta só que eu não me identifiquei com o exercício da profissão, então a partir daí eu voltei para Floriano e comecei a coordenar a loja. E aqui estou!” (risos) (@Mariaterezafdrumond).

Sendo inspirada pela sua avó materna, Maria Do Carmo, sempre esteve engajada em atividades sociais, desde o tempo acadêmico. Dona Do Carmo foi uma das fundadoras da APAE desse município e, por ter uma fazenda na localidade Morro Vermelha em Floriano, também distribuía leite na Vila Vicentina (localizada no bairro manguinha, contém 23 casas, lavandarias e uma igreja). Dezoito (18) de setembro acontecem os festejos em comemoração a São Vicente de Paula, que foi um homem de origem humilde e canonizado no ano de 1737. Ainda hoje o mesmo inspira pessoas a continuar seu legado de ações de solidariedade aos humildes e marginalizados. As pessoas que moram nesse local são de idade avançada que precisam de ajuda, pois se encontra em situação de extrema pobreza.

Foto: joão lucasEm frente a capela de São Vicente de Paula, no bairro Maguinha  @blbarroslima, @thiarakelly, @ e@hevmoura
Em frente a capela de São Vicente de Paula, no bairro Maguinha @blbarroslima, @thiarakelly, @ e@hevmoura

Necessitamos, como sociedade buscarmos em nossa individualidade ajudar as outras pessoas. Isso é um princípio do criador. Somos todos iguais diante dele. Ao destacarmos o aspecto emocional religioso, vivemos tempos difíceis, focados nas nossas próprias individualidades, mas necessitamos discutir a construção da sociedade, principalmente sobre o enfoque sobre os nossos idosos mais pobres.

Assim, o engajamento de trabalhos sociais e voluntários na ICF fez com que Tereza se aproximasse ainda mais dos ideais da sua avó. Não tendo nenhuma pretensão política partidária, faz o que pode para continuar com as atividades que começou no período em que estudava. Com sua franquia da Colcci (@colccifloriano), agora começa reconciliar o empreendedorismo com seus trabalhos filantrópicos. Sobre a empresa, com uma pesquisa feita rapidamente no Google, meus leitores camaradas, vocês podem ver que é um empreendimento brasileiro, que cria e confecciona roupas, sendo reformulado em 1997.

Ao entrar em contato com a matriz, a jovem empresária conseguiu  fazer uma promoção que vai fazer toda diferença para vicentinos. A promoção funcionava da seguinte forma: ao levar quilos de alimentos não perecíveis, a depender da quantidade, o cliente ganha descontos que podem chegar até 50% em peças de roupas. Os alimentos arrecadados serão distribuídos entre os moradores da Vila Vicentina.

“Eu sempre quis fazer algo diferente, por exemplo, em relação à aula. Eu tenho uma experiência em administração, eu posso não ter o curso, mas eu tenho experiência.” (@Mariaterezafdrumond).

“Um bom filho à casa torna!” Quem nunca ouviu esse ditado popular? E um outro trabalho legal é a criação da loja conceito na UFPI-Floriano, a mesma serve para formar jovens administradores da casa. Isso é uma preocupação da nossa elegantíssima entrevistada: enviar pessoas capacitadas para o mercado de trabalho, pois Floriano é uma cidade em desenvolvimento e crescente, desse modo, necessita constantemente de pessoas habilitadas.

#NãoSouFeministaMas(...). Para conhecermos nossa entrevistada mais a fundo, vamos fazer um paralelo com seu trabalho. Mostra-se uma entusiasta pelo oficio que hoje está a realizar e pela grife a qual está à frente. Tudo começou com a Alternattiva, que hoje é a loja da sua mãe, a qual vende vestes mais “comportadas”, segundo nossa entrevistada.

Questionada sobre o feminismo, acredita que o movimento seja importante, mas que não se enquadra na ideologia que está exposta hoje. “A maneira que eu abordo o feminismo é diferente das outras pessoas”, disse ela. Joana Maria Pedro é uma historiadora contemporânea dos estudos de gêneros, o feminismo. A mesma vai lançar discussão sobre a quarta onda revolucionária da luta de gênero. É uma leitura que indico para vocês.

Estamos falando sobre um movimento ideológico que surgiu no final do século XIX e entre seus principais objetivos é a luta por igualdade de gênero. Mesmo com avanços sociais, a maioria das mulheres ainda ganham menos que o homem em alguns setores do mercado de trabalho. Assim, a opinião da nossa entrevistada sobre o assunto da igualdade é que a maneira a qual está colocada é injusta.

“Eu acredito que igualdade é você tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais.” (@Mariaterezafdrumond).

 Com a separação das visões empreendedoras, Maria Tereza pode se dedicar somente a seu empreendimento, porém ainda palpita na loja de sua mãe. O interessante é que entre as seis marcas que poderiam ser encontradas na loja Alternattiva, ela preferiu a Colcci(@colccifloriano). Indaguei o porquê da escolha.

“É uma marca que eu acredito muito. Porque aqui não tem só coisas caras como as pessoas pensam, bem como não tem só coisas baratas. Tem para todos os gostos, estilos e tamanhos”. (@Mariaterezafdrumond).

Sobre a marca Colcci, surgiu no ano de 1988, ela está presente em 31 países. No Brasil opera desde do ano 2000 sob a gestão familiar Menegotti Grupo AMC.  Influenciada pela moda urbana, voltada para um público jovem, é bastante conhecida por suas roupas esportivas, acessórios e seus jeans. Uma das modelos oficiais da marca é a nossa maravilhosa e ativista ambiental Gisele Bündchen.

#MeninosVestemAzuleMeninasVestemRosa #MeioAmbiente. Como já foi citado acima, sempre pensando no que está acontecendo nas ruas, a Colcci lança coleções pensando nos jovens. Uma delas é a Colcci Eco Soul, que em suas confecções traz reciclagem de fibras têxteis e garantem 80% de economia de água no tingimento dos tecidos, 70% de reutilização e 100% de tratamento na produção. A indústria têxtil é a segunda mais poluidora do mundo, ficando atrás somente das petrolíferas.

É bom ficarmos atentos a essas marcas que se preocupam com ações sustentáveis para o meio ambiente. Sei que existe uma tendência revisionista muito forte sobre: vacinas, teorias da terra plana e aquecimento global. Mas nós temos que nos conscientizar sobre esses aspectos sociais delicados. Vamos ficar atentos ao que estamos consumindo! 

Foto: Gustavo OliveiraPeças da coleção Botanical sul
Peças da coleção Eco Soul

Em terra que menino veste azul e menina veste rosa, foi apresentado a outra linha da marca, No Gender, que em português quer dizer sem gênero. A mesma coleção veste tanto homens, como mulheres.  No dia dois (2) de agosto, a Colcci lançou sua nova coleção verão 2019. Intitulada Botanical Lab, vem cheio de estampas, que lembram a nossa flora brasileira.  Passa lá para da uma conferida!

Foto: Gustavo OliveiraPeças da coleção Botanical sul
Peças da coleção Botanical Lad

#VidaAmorViagem. Para concluirmos, é bom sabermos que temos personalidades que se preocupam com o bem-estar da nossa cidade. Maria Tereza (@Mariaterezafdrumond) faz planos para uma viagem a Auschwitz, e disse que a melhor viagem que fez foi ao Vaticano. No momento, ela se encontra solteira. Deu fim a um noivado há pouco tempo, mas segue a vida feliz.

Espero que as ações da nossa entrevistada inspirem outras pessoas, inclusive empresários. É importante ressaltar a necessidade de sair das nossas bolhas, ou seja, das tendências individualistas e passemos a olhar para os problemas da nossa cidade, sejam eles os sociais, ambientais, entre outros. Então coloquemos a mão na massa e vamos à luta, meus caros camaradas!

Confira outros artigos do blog João Lucas

Os blogueiros são responsáveis pelos seus próprios textos, a linha partidária e linguística do autor não condiz necessariamente com a do portal ROTA343. Cada colunista tem liberdade para escrever, respeitando os direitos, deveres e regras de cordialidade exigidas pela empresa.

Gostou? Compartilhe!