Rota 343 Entrevista: Akássio, pré-candidato ao cargo de vereador de Floriano

Hoje, nosso portal traz mais uma de uma série de entrevistas com pré-candidatos da eleição 2020.

Neste domingo (17), o Rota 343 traz a terceira entrevista do ‘Especial Eleições 2020’. Nos próximos finais de semana, traremos entrevistas com os pré-candidatos ao cargo de Prefeito e de Vereadores do município de Floriano (PI). Os participantes responderão as mesmas perguntas, com a finalidade de não haver favorecimento para nenhum dos pré-candidatos por parte de nosso portal.

O entrevistado desta semana é Akássio Alves de Sousa, de 32 anos. Natural de Floriano (PI), ele atualmente ocupa um dos cargos de vereadores no município. Antes de entrar para a política, o pré-candidato atuava com microempreendedor.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Confira abaixo a entrevista com Akássio, que será candidato ao cargo de vereador, pelo PP:

Continue lendo após a publicidade

Rota 343 - Por que você decidiu se candidatar ao cargo de vereador?

 “Eu sempre entendi que a política é a arte de cuidar, uma ferramenta essencial para melhor resolver os problemas de uma comunidade. Vendo as demandas da minha cidade e sabendo da minha força de vontade para contribuir com o desenvolvimento da minha terra natal, resolvi colocar meu nome à disposição da população. É característica nossa a habilidade de interagir com os governos municipal, estadual e federal, através das nossas deputadas e nesse pensamento de um mandato realizador que vamos continuar com o nosso grande trabalho.”

Continue lendo após a publicidade

Rota 343 - Que tipo de mudanças você acha mais urgente que ocorram em Floriano atualmente?

“Vejo a geração de emprego e renda, principalmente para a juventude, com uma das mais urgentes.”

Rota 343 - Como você enxerga a situação do fomento do esporte na nossa cidade, considerando que há o Corisabbá na cidade, mas está apenas na Série B do Estadual?

“O esporte é algo que precisa cada vez mais receber incentivo. O poder público tem colaborado com o esporte, seja profissional ou amador, todavia, no que se refere ao profissional faz-se necessário que os times firmem parceria com a iniciativa privada. O Corisabbá tem potencial para chegar a série A do estadual, com organização, incentivo e determinação podemos ver o alvinegro florianense brilhar de novo.”

Rota 343 - Que tipo de medidas poderiam ser tomadas para a geração de emprego no município?

“Atrair fábricas, indústrias para o nosso município, creio que seria uma medida importante, oferecendo a elas incentivo fiscal. Com isso, teríamos a garantia do aproveitamento de mão-de-obra local.”

Rota 343 - Você sabe quais são os postos de saúde em funcionamento em Floriano? E na questão de exames básicos, você acha que está satisfatório, atendendo as necessidades da população, ou considera que precisa de grande melhoria?

“Floriano tem 17 Unidades Básicas de Saúde na zona urbana e 8 na zona rural, todas em pleno funcionamento. Temos uma ação efetiva na área da saúde, reivindicando melhorias e articulando nas esferas municipal, estadual e federal. Uma das conquistas foi a reforma e ampliação da UBS Viana de Carvalho, uma das maiores de Floriano, localizada no bairro Sambaiba, por meio de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, mais contrapartida do município. A reforma e ampliação da UBS da localidade Vereda Grande também é resultado de reivindicação nossa. Isso nos deixa muito satisfeito porque as ações de melhorias em todos os setores da saúde têm chegado a contento para beneficiar quem mais precisa.”

Rota 343 - De que forma poderia acontecer o aproveitamento das águas do rio Parnaíba, considerando que temos nove meses sem chuva?

“Com a grande quantidade de terras férteis à beira do Rio Parnaíba, a produção de culturas irrigadas é uma boa saída, tanto para o aproveitamento do manancial, quanto para abastecer o mercado local por um preço mais acessível.”

Rota 343 - O que poderia ser feito para contribuir de forma permanente e constante para o desenvolvimento das atividades rurais existentes em Floriano?

“O homem do campo tem recebido do Poder Público Municipal uma boa assistência para o desenvolvimento das suas atividades. Mas as demandas são muitas, por isso a estruturação de cada região com equipamentos, água em abundância e estradas são essenciais para a permanência do homem no campo.”

Rota 343 - Que ações poderiam ser realizadas para melhorar os índices de educação das nossas escolas?

“Não podemos entender um bom rendimento do aluno na escola sem compreender a situação do aluno em casa, por isso a participação das famílias é muito importante, já que os olhares voltados para a estrutura física das escolas, transporte escolar, merenda escolar e valorização do magistério tem sido feito com responsabilidade.”

Rota 343 - Como incentivar os alunos a gostarem de estudar, visto que hoje temos muitos atrativos eletrônicos, que muitas vezes afastam as crianças de livros, etc? 

“O gosto da criança pela leitura deve começar desde cedo, em casa, com o incentivo dos pais. Os atrativos eletrônicos devem servir apenas de suporte técnico de pesquisa e aprimoramento do conhecimento adquirido na sala de aula.”

Foto: Arquivo PessoalAkássio Alves de Sousa

Rota 343 - Você acha que o Mercado Central poderia atender a população de forma mais satisfatória? 

“Entendo que a estruturação do Mercado Central de Floriano, um novo prédio, seria uma forma mais cômoda de atendimento à população.”

Rota 343 - Você está por dentro da prestação de contas do município? Sabe no que o dinheiro da cidade está sendo investido?

“Como vereador tenho a responsabilidade, não só de legislar, mas também de fiscalizar os atos do Poder Executivo e tenho acompanhado a contento a aplicação dos recursos em benefício da população.”

 Rota 343 - O que você considera necessário para que um político faça um bom trabalho em seu cargo de prefeito/vereador?

“Entendo que o caráter ilibado de um político e a valorização do ser humano são os primeiros elementos a serem considerados. Em seguida vem a vontade política de fazer acontecer para o bem do povo, afinal de contas, somos apenas empregado da população que nos confiou um mandato.”

O Rota 343 aproveitou a entrevista para falar sobre um assunto que, de certa forma, está se tornando polêmico: o novo coronavírus. A pandemia, que afeta Floriano e o restante do mundo, tem causado muitas opiniões divergentes, pois com ela, além da doença, outros problemas vieram à tona, como problemas econômicos. Confira as respostas do pré-candidato Akássio:

 Rota 343 - Sobre o novo coronavírus, você qual sua opinião sobre o fechamento do comércio?

“Num momento como esse, quando a pandemia está no pico da crise, reabrir o comércio sem avaliar os riscos para a saúde, seria um ato irresponsável, afinal de contas estamos preservando o bem mais precioso que temos, a vida.”

Rota 343 - Qual sua opinião sobre o isolamento social?

“Em meio à situação delicada por que passa o mundo com o novo coronavírus, temos que seguir as orientações de quem entende de saúde. Se o isolamento social é a melhor saída, porque ainda não chegamos numa situação confortável, devemos todos fazer uma cota de sacrifício e ficar em casa.”

Rota 343 - Que tipo de medidas você tomaria para ajudar no combate a pandemia?

“O resultado do número de casos e suas resoluções demonstram que o município está no caminho certo, adotando medidas eficazes e se estruturando para qualquer eventualidade.”

Rota 343 - Você sabe o montante a mais que Floriano recebeu para combater o coronavírus? Você percebeu o investimento desse valor?

 “O município recebeu 1,7 milhão para o combate ao coronavíirus. Temos acompanhado a aplicação desse recurso nas ações necessárias, como ampliação de leitos, por exemplo, que foi investido 1 milhão e 50 mil reais. Aquisição de EPIs, medicamentos como cloroquina, pagamento de adicional de insalubridade aos servidores da saúde que estão na linha de frente do covid-19, entre outros. A aplicação desses recursos está no portal da transparência e está sendo acompanhada pelo Ministério Público.”

Veja também:

Rota 343 Entrevista: Bilu, pré-candidato ao cargo de prefeito de Floriano

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!