Sesapi confirma 2º óbito por dengue no Piauí em 2024

Secretaria de Estado da Saúde confirmou duas mortes no estado; ambas no município de Bom Jesus

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, confirmaram a segunda morte por dengue em 2024 no Piauí. O falecimento foi divulgado nesta sexta-feira (15).

Foto: Arquivo/ Agência Brasilmosquito da dengue zika chikungunya

O paciente, um comerciante de 51 anos, faleceu vítima da doença no hospital regional de Bom Jesus. O primeiro caso confirmado de morte pela doença foi de um homem, um lavrador de 26 anos, e também residente do município.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa declarou ao g1 Piauí que a Secretaria vai reforçar a mobilização do município não apenas quanto à prevenção da doença, mas também para ajustes na atenção aos aspectos clínicos da doença, objetivando controlar as mortes.

Continue lendo após a publicidade

"É necessário alertar também ao município para a vigilância epidemiológica, quanto aos sintomas iniciais, que é febre, artralgia (dor articular), dor nos olhos, dor no corpo, para que o paciente seja atendido e seja reduzida a ocorrência desses óbitos, já que os dois foram registrados nesse município", declarou.

Além dos dois casos, a Sesapi investigava mais uma notificação suspeita, que foi descartada.

Continue lendo após a publicidade

Outra morte registrada, ainda sem confirmação de diagnóstico de dengue, foi a de um menino de 9 anos, residente em Baixa Grande do Ribeiro, que está sendo apurada.

O garoto chegou morto ao hospital de Bom Jesus, segundo a Sesapi, e por isso não chegou a receber atendimento. Contudo, segundo a prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro, devido a alguns sintomas como sangramentos, há a suspeita de dengue.

Aumento de casos

O Piauí apresentou um aumento no número de notificações de casos de dengue nos dois primeiros meses de 2024 quando comparados ao mesmo período de 2023. Em relação ao número de mortes, em 2023 foram registrados 4 óbitos.

No mesmo bimestre, casos de pacientes com zika e chikungunya reduziram. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!