Secretaria discute parcerias para ajudar agricultores durante pandemia

Reunião teve a participação de 58 representantes de 16 polos sindicais do estado.

Na sexta- feira (15), a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), por meio da Superintendência das Cadeias Produtivas, realizou uma videoconferência sobre o Auxílio Emergencial e o Crédito Rural para a Agricultura Familiar. O evento contou com o apoio da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag-PI) e reuniu 58 representantes de 16 polos sindicais do estado, diretores e assessores da entidade.

O encontro iniciou com abertura do superintendente das Cadeias Produtivas, Valmir Abreu. Em seguida, o secretário da Agricultura Familiar, Hérbert Buenos Aires, fez uma apresentação sobre as ações da Secretaria e o Plano Emergencial da SAF que inclui o atendimento e reuniões on-line; ações de enfrentamento à Covid-19 – tais como parcerias na busca ativa por agricultores e agricultoras familiares com dificuldades de acessar o auxílio emergencial, produção de máscaras e jalecos por costureiras beneficiárias e alternativas para a comercialização de produtos, como a interiorização do Drive Thru (ou Quintanda Virtual), já realizado em Teresina.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

O superintendente da Caixa Econômica Federal no Piauí, Jonathan Valença, apresentou um painel sobre o Auxílio Emergencial e esclareceu as principais dúvidas dos diretores dos polos e participantes da videoconferência sobre o tema. Os representantes da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputados estaduais Francisco Limma e Elizângela Moura, o diretor geral do Emater, Francisco Guedes e a superintendente da Seplan, Rejane Tavares, apresentaram as ações dos órgãos que representam e atuação parlamentar voltadas para o combate à Covid-19, além de participar do debate sobre os temas.

Continue lendo após a publicidade

O secretário Hérbert Buenos Aires destacou a importância da realização das videoconferências que tratam de pautas voltadas para os agricultores familiares, tanto aquelas organizadas pela equipe da SAF, quanto pelos órgãos e entidades parceiras. Na avaliação do gestor, o resultado da ampla discussão e troca de informações, contribui para a elaboração de novas estratégias com o objetivo de dar continuidade aos projetos e programas executados pela Secretaria no estado durante a pandemia.

“Como o Programa de Geração de Emprego e Renda (Progere II), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Projeto Viva o Semiárido (PVSA) e o Crédito Fundiário são importantes para ajudar a garantir uma vida digna para os agricultores e agricultoras do Piauí e alimentação saudável para todos, num momento tão difícil como este de enfrentamento ao coronavírus”, concluiu.

Continue lendo após a publicidade

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!