Saúde realiza exames de mamografia e papanicolau em cerca de 70 mulheres por dia

Campanha está seguindo protocolos de segurança por causa da Covid-19.

Visando intensificar as ações de prevenção e combate ao câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Oeiras (PI) está realizando um calendário de atividades. O cronograma segue as regras e protocolos de segurança devido à pandemia do novo coronavírus.

Através da Unidade de Diagnóstico Móvel, as mulheres estão podendo realizar exames de mamografia e papanicolau. A unidade está instalada em frente à Secretaria de Saúde, no bairro Rodagem de Floriano. Ela permanecerá no local realizando os atendimentos até o dia 25 de setembro, nos períodos da manhã e da tarde. Diariamente, cerca de 70 atendimentos estão sendo realizados.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

“O serviço de diagnóstico móvel estará em Oeiras de 08 a 25 de setembro para atender toda a demanda existente, tanto da zona urbana quanto da zona rural. Estamos engajados, com uma equipe envolvida na organização de todo esse processo, então nos reportamos a todas as mulheres de 50 a 69 anos de idade, que tenham indicação de realizar a mamografia a cada dois anos, como também às mulheres de 40 a 49 anos, que façam parte do grupo de risco ao surgimento do câncer de mama. Essas mulheres podem procurar o equipe de Saúde da Família para que conheçam o cronograma e atendam o dia e o horário do exame para evitar aglomerações”, explicou ao Cidade Verde a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

Continue lendo após a publicidade

Segundo a Semusa, os resultados das mamografias estão sendo entregues em oito dias, e os exames de colo do útero têm o resultado divulgado em até 30 dias.

Acesso aos exames

Continue lendo após a publicidade

As mamografias estão sendo realizadas para mulheres de 50 a 69 anos e também de 40 a 49 anos, com: histórico familiar de câncer em parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha); ocorrência de câncer de mama antes dos 50 anos de idade; ocorrência de câncer no ovário em qualquer faixa etária; histórico pessoal de câncer de mama; histórico familiar de câncer de mama masculino e mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após 30 anos. Enquanto isso, as citologias têm como público alvo mulheres de 25 a 64 anos.

Para realizar os exames, as mulheres devem ser encaminhadas pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde) ou por um agente comunitário. Para fazer o exame é necessário levar cópias do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!