PF faz buscas na casa de Wellington Dias e da deputada Rejane Dias

Ação faz parte da Operação Topique, que investiga fraudes nas licitações do transporte escolar.

Na manhã desta segunda-feira (27), a Polícia Federal (PF) realizou buscas na casa do governador do Piauí, Wellington Dias, e da primeira-dama do estado e deputada federal, Rejane Dias. A ação faz parte da Operação Topique, que está na terceira fase e investiga um esquema para fraudar licitações do transporte escolar.

Na terceira etapa, os policiais investigam um esquema de desvios em contratos cuja soma total é de R$ 96,5 milhões para a prestação do serviço de transporte escolar, entre 2019 e 2020. Segundo a PF, mesmo após o início da Operação Topique, o Governo do Estado continuou contratando empresas suspeitas e com contratos superfaturados.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Nesta manhã, os locais alvos de busca foram o gabinete da primeira-dama, localizado em Brasília (DF), empresas e casa do irmão da deputada, além da sede da Seduc, em Teresina. O mandado cumprido no gabinete de Rejane teve autorização da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Continue lendo após a publicidade

Até o momento, a Polícia Federa não informou quais suspeitas recaem sobre o governador e sobre os irmãos de Rejane Dias.

Foto: Polícia FederalOperação investiga fraudes em licitações do transporte escolar no Piauí.
Operação investiga fraudes em licitações do transporte escolar no Piauí.

Fases anteriores

Continue lendo após a publicidade

Na primeira fase da investigação, os policiais apuraram uma suposta fraude ocorrida entre os anos de 2015 e 2016. Segundo a PF, servidores da cúpula administrativa da Seduc (Secretaria Estadual de Educação) teriam se associado a empresários do setor de locação de veículos e desviado pelo menos R$ 50 milhões do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e do PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar). Na ocasião, Rejane era secretária de educação.

Na segunda fase, que recebeu o nome de Operação Satélite, as buscas foram realizadas no Palácio de Karnak, sede do Governo do Piauí, e também na Seduc.

Notas

Após o início da operação, tanto a Secretaria de Estado da Educação quanto a deputada Rejane Dias emitiram nota sobre as buscas. Confira abaixo na íntegra. O governador Wellington Dias ainda não se pronunciou sobre o caso.

Leia abaixo a nota da Seduc:

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) informa que está colaborando plenamente com a investigação em curso da Polícia Federal e sempre se colocou à total disposição dos órgãos de controle para esclarecer quaisquer questionamentos, visando a transparência e o correto funcionamento da administração pública.

Leia abaixo a nota da deputada federal Rejane Dias:

NOTA

A deputada federal Rejane Dias recebe com tranquilidade os desdobramentos da referida Operação, e afirma que, como desde o início, permanece à disposição para esclarecimentos a todas essas alegações.

Durante seu exercício à frente da Secretaria de Educação, a parlamentar sempre se portou em observância às Leis, tendo em vista a melhoria dos índices educacionais e a ampliação do acesso à educação dos piauienses.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!