Mais de 500 títulos de terra são entregues em Canto do Buriti

Neste primeiro momento, 17 mil hectares foram entregues aos proprietários das terras.

O governador Wellington Dias esteve, nesta terça-feira (1º), no município de Canto do Buriti, onde cumpriu agenda administrativa entregando e anunciando obras. Na oportunidade, o chefe do executivo piauiense visitou a comunidade Santa Clara, localizado na zona rural da cidade, quando entregou 574 títulos de terra às famílias assentadas.

O trabalho é uma realização do Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi). Para tanto, foi realizado, entre os anos de 2015 e 219, um trabalho de georreferenciamento, cadastro ambiental rural de 611 imóveis para o cadastramento de pequenos trabalhadores rurais que são beneficiários no projeto de assentamento estatal. O objetivo é a regularização fundiária dos imóveis ocupados pelas famílias beneficiadas. O projeto conta com uma área total de 39 mil hectares.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Foto: Governo do PiauíEntrega título de terra

Neste primeiro momento, 17 mil hectares foram entregues aos, agora por direito, proprietários das terras. Esta área corresponde a área onde moram e produzem os assentados, existindo um segundo lote anexo, onde o trabalho de georreferenciamento segue a todo vapor.

Continue lendo após a publicidade

“Tão logo nós tenhamos as licenças ambientais necessária, vamos entregar o segundo lote, para que cada um receba os 25 hectares que é o acordo que o Estado tem com esses produtores que tanto reivindicam o direito à terra”, o diretor do Interpi, Chico Lucas.

O governador Wellington Dias lembrou que o trabalho de regularização fundiária iniciou ainda no ano de 2003, quando assumiu o seu primeiro mandato, e que, de lá pra cá, muito foi conquistado.

Continue lendo após a publicidade

“O Piauí tem 25 milhões de hectares. Nós tínhamos uma fatia grande desse total ainda não regularizados, quando eu assumi, nos idos anos de 2003. Nessa época, o Piauí tinha cerca de 12 milhões de hectares sem documentação, que não tinham legalidade. Desde então, nós passamos a trabalhar junto ao Incra e ao Interpi para conseguirmos os licenciamentos ambientais e nessa integração nós avançamos. Hoje temos regularizados, aproximadamente, metade destas áreas”, explica.

Com a titulação da posse das terras em mãos, as famílias dos assentados beneficiados com a posse da terra fazem planos para o futuro, em uma região onde a produção de mel, frutas, caprinos, ovinos e suínos é propícia.

“É uma felicidade muito grande. Aguardamos bastante tempo e enfim chegou o tão sonhado momento, graças a Deus. Agora tenho mais tranquilidade para cultivar minhas hortaliças e continuar tirando o sustento da terra”, comemora o senhor Joaquim de Araújo, um dos beneficiados.

“Para mim, o dia de hoje significa uma grade felicidade. São 17 anos de luta. Sempre falavam que a gente não iria conseguir, mas não perdia a minha esperança. Agradeço a deus, ao governador e estou muito feliz e emocionada”, vibra a produtora rural, Ana Maria Delmonde.

Foto: Governo do PiauíEntrega título de terra

Com a segurança jurídica garantindo a posse da terra aos pequenos agricultores, o Estado busca agora gerar oportunidades para o desenvolvimento econômico e social de comunidades como a Santa Clara, como explica o secretário estadual de Fazenda e coordenador do Pro Piauí, Rafael Fonteles.

“Sem dúvida essa questão da segurança jurídica da terra é fundamental para destravar o desenvolvimento econômico, seja através de investimentos públicos, ou investimentos privados. É uma prioridade do governador Wellington Dias esse trabalho tão bem feito pelo dr. Chico Lucas, do Interpi, que tem ajudado a regularização de pequenas propriedades, como é o caso da Santa Clara, em Canto do Buriti, que vai possibilitar à essas famílias produzir, melhorar a infraestrutura de cada um dos seus lotes, como também pra grande empreendimentos rurais”, destaca o gestor.

Na oportunidade, o a deputada federal Rejane Dias, sensibilizada com as demandas apresentadas pela comunidade, destinou uma emenda parlamentar para a compra de um trator e maquinário agrícola para que a comunidade possa qualificar o processo produtivo.

Ainda em Canto do Buriti, o governador Wellington Dias autorizou investimentos para a reforma de escolas da Rede Estadual de Ensino, cujo o objetivo é a profissionalização e ensino técnico para alunos do município. Serão reformadas as dependências da Unidade Escolar Lúcia Maria de Oliveira, em um aporte financeiro de R$ 159.503,63; Unidade Escolar Florisa Silva; CEEP Maria Chaves e Unidade Escolar Nonato Valente. Na Unidade Agostinho Valente, um investimento de R$ 62.709,16 será aplicado para a instalação de uma subestação e climatização das salas de aula.

Da mesma forma, a Defesa Civil Estadual anunciou processo licitatório para a instalação de dois sistemas de abastecimento de água para o assentamento Santa clara, com recursos do próprio Estado.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!