Maior fábrica de vacinas da América Latina será construída no RJ

Previsão é de que cerca de 120 milhões de frascos de vacina sejam produzidos anualmente no local.

O Ministério da Saúde informou em nota que abrirá o edital de licitação para a construção do Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde, em Santa Cruz (RJ). O complexo promete ser a maior fábrica de produtos biológicos da América Latina.

O local é um projeto do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fio Cruz, conhecido como Bio-Manguinhos. Estima-se que com essas instalações, a capacidade de produção do instituto seja quatro vezes maior, produzindo cerca de 120 milhões de frascos de vacina anualmente.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

“Além da incorporação de novos produtos de relevância para o SUS, como vacinas para o calendário de imunização e biofármacos que tratam doenças crônicas, raras, autoimunes e oncológicas, ele possibilitará dar respostas rápidas em situações de emergência sanitária, como a da atual pandemia da Covid-19“, diz nota conjunta do Ministério e da Fiocruz.

Continue lendo após a publicidade

Os investidores terão o prazo de 120 dias, após a publicação do edital, para formularem suas propostas. A expectativa é de que a construção do local comece ainda em 2021. Segundo o governo, os primeiros prédios deverão ficar prontos em aproximadamente 24 meses e a obra toda deverá ser concluída em quatro anos.

O Complexo será construído em uma área de cerca de 580 mil m² e terá nove prédios. A estimativa é que com essa construção, 5 mil empregos sejam gerados de forma direta, além de 1.500 postos de trabalho para a operação do empreendimento. O investimento previsto é de R$ 3,4 bilhões.

Continue lendo após a publicidade

“O investimento em infraestrutura e em competências tecnológicas na produção de imunobiológicos é uma questão estratégica de Estado, não somente para garantir a autossuficiência e soberania nacional no atendimento às demandas de rotina de interesse para a saúde pública, como também para possibilitar a rápida resposta a demandas emergenciais”, afirma a nota.

Foto: DivulgaçãoComplexo Industrial de Biotecnologia em Saúde
Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!