Hospital Justino Luz recebe premiação internacional pelo tratamento de AVC

A premiação ocorreu no dia 23 de setembro, por meio de videoconferência, por conta da pandemia.

O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, foi contemplado com o certificado “Ready Hospital Awarded to 2020” em reconhecimento ao comprometimento da unidade de saúde e profissionais com a qualidade do atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC). A premiação ocorreu no dia 23 de setembro, por meio de videoconferência, por conta da pandemia da Covid-19.

O Ready Hospital Awarded To é um prêmio entregue pelo Instituto Angel e pelo laboratório Boehringer Ingelheim. O Angels é um grupo internacional que surgiu na Alemanha, com representantes no Brasil, que tem como objetivo aperfeiçoar o atendimento de pacientes que chegam às urgências, vítimas de AVCs.

O diretor-técnico do Hospital Justino Luz, neurologista Tércio Luz, explica como o hospital conseguiu conquistar esse certificado de referência em atendimento a pacientes vítimas de AVC. “Em janeiro de 2020, o primeiro paciente com AVC isquêmico foi trombolisado e a partir daí conseguimos, ao longo deste ano, fazer 13 trombólises, um número altíssimo tendo em vista a capacidade  de atendimento do hospital, que atende Picos e macrorregião”, acrescenta o gestor.

Tércio Luz explica ainda como é o tratamento. “A trambólise é uma medicação venosa feita no paciente na chegada ao hospital, ainda no início dos sintomas e até quatro horas e meia após, que permite a abertura do vaso cerebral, evitando, assim, sequelas graves e salvando vidas”, conta o médico.

A premiação avalia que os hospitais estão aptos para o atendimento do AVC quando têm a estrutura mínima e monitora os dados, e tem reconhecimento nacional e internacional. Para um serviço de saúde participar do Prêmio Angels é necessário registrar os atendimentos na plataforma Sits-QR. O Safe Implementations of Treatments in Stroke (Sits) é uma colaboração internacional sem fins lucrativos orientada para a pesquisa.

Foto: Governo do PiauíEquipe de profissionais do Hospital Regional Justino Luz.
Equipe de profissionais do Hospital Regional Justino Luz.

As equipes de profissionais do Hospital Regional Justino Luz envolvidas no atendimento de pacientes com AVC passaram por treinamento nos meses de julho e agosto com instrutores do Instituto Angel. Com isso, foi possível diminuir o número de mortalidade desses pacientes e também de sequelas graves da doença.

Tércio aponta ainda que, por conta da gestão organizada e com comprometimento, foi possível conseguir treinar as equipes, adquirir a medicação necessária e ganhar o prêmio em um curto espaço de tempo, que foi de apenas seis meses.

“Essa implementação foi positiva graças ao empenho de todos do hospital: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, maqueiros, recepcionistas, porteiros e demais colaboradores, sendo que, outros grandes hospitais do interior de outros estados só conseguiram essa premiação após dois anos de trabalho”, destaca o diretor.

Para o presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Pablo Santos, a premiação é fruto do empenho de todos, gestores e equipes, em ofertar um bom atendimento. Ele comemora, pois o Justino Luz é o primeiro no estado do Piauí a receber esse reconhecimento e se tornar referência no tratamento de AVC.

“Estamos sempre investindo na estruturação do hospital, capacitação dos colaboradores e segurança no ambiente hospitalar para garantir um acolhimento com resolutividade. Esse êxito que o hospital conquistou é uma vitória para a saúde do Piauí, assim como para os colaboradores da casa. Nossas equipes estão de parabéns pela dedicação e compromisso em oferecer serviços de forma eficiente para toda população de Picos e região”, avalia o gestor.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o Rota343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!