Eclipse solar anular será visto do Brasil

O fenômeno poderá ser visto das regiões Norte e Nordeste do Brasil, no dia 14 de outubro.

Quais são os seus planos para o dia 14 de outubro? Uma boa opção será acompanhar o eclipse solar anular que poderá ser visto de algumas regiões do Brasil. Isso significa que o Sol, a Lua e Terra estarão posicionados tal forma que, num determinado momento, veremos uma espécie de "anel de fogo", como um aro iluminado ao redor da Lua. 

Foto: Reprodução/climatempo/Getty ImagesEclipse solar anular ocorrido na Arábia Saudita em 2019.
Eclipse solar anular ocorrido na Arábia Saudita em 2019.

A data será ainda mais especial para o Brasil, pois poucos lugares do planeta poderão apreciar este anel de fogo, que é a aparência do eclipse solar anular. Os sortudos serão aqueles que estiverem nesta estreita faixa rosa (imagem). Quem estiver nas regiões Norte e Nordeste do Brasil  verá a totalidade do eclipse solar anular.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Foto: timeanddate.comEclipse solar anular de 14/10/2023 - faixas de visibilidade do fenômeno no globo.
Eclipse solar anular de 14/10/2023 - faixas de visibilidade do fenômeno no globo.

O site Climatempo listou alguns motivos para você querer ver este eclipse. Confira:

Continue lendo após a publicidade

1 - Um motivo a mais para você se programar para este evento astronômico é que, até o fim desta década, os próximos eclipses solares do tipo anular não terão a visibilidade do dia 14 de outubro de 2023;

2 - É de graça! Basta olhar para o sol com proteção adequada dos olhos (não se pode olhar diretamente para o sol, de jeito nenhum, pois há risco até de cegueira);

Continue lendo após a publicidade

3 - O eclipse ocorre no dia 14 de outubro, sábado. Mas dia 12 é feriado no Brasil e aí, com a "enforcada" da sexta, 13, dá para pensar em passar o feriadão no Nordeste, para fazer um turismo astronômico;

4 - Eclipse solar só pode ser visto de dia e com poucas nuvens. Outubro, naquela faixa rosa da figura acima, é um época de seca, e a chance de alguma chuva estragar o espetáculo é realmente remota.

Os próximos eclipses não serão tão visíveis 

Segundo o Climatempo, em 2 de outubro de 2024 vai ocorrer outro eclipse solar anular, mas o "anel de fogo" só será visto no extremo sul da América do Sul e em áreas em pleno oceano Pacífico. Depois teremos outro eclipse solar anular, em 17 de fevereiro de 2026, mas que praticamente só será visível na Antártica.

Já em 2027, no dia 6 de fevereiro, o eclipse solar anular poderá ser visto no Chuí, sul do Rio Grande do Sul. O site confirma ainda outro eclipse em janeiro de 2028, visível em pequena parte do Norte do Brasil, no entanto, as condições climáticas características dessa epóca do ano podem dificultar a visibilidade do fenômeno.

*com informações do Climatempo

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!