Atletas que disputam Série D querem ajuda financeira da CBF durante Brasileirão

Jogadores querem que entidade disponibilize cota financeira para os 68 clubes da competição.

Para evitar a demissão de, pelo menos, 2 mil atletas, jogadores dos 68 clubes que disputam o Campeonato Brasileiro Série D estão se organizando e vão solicitar uma cota financeira para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O objetivo é que os times tenham condições de disputador o torneio em 2020.

Segundo o GloboEsporte.com, o documento, que foi assinado por capitães dos times, pede que a CBF não esqueça da Série D do Brasileirão, que possui clubes com diversos tipos de dificuldades, em comparação as demais divisões. Em geral, as equipes tem orçamento limitado e dificuldades de estrutura.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

O pedido, que será protocolado nesta segunda-feira (30), solicita que a instituição dê atenção especial para a quarta divisão, distribua cotas de participação na competição, que servirá para auxiliar mensalmente nas despesas do clube e também que mantenha a fórmula do campeonato (de maio a novembro), considerada ideal e que manterá cerca de 2 mil atletas empregados.

Continue lendo após a publicidade

"Não há nenhum tipo de cotas distribuídas aos clubes da Série D. E são justamente os clubes que mais necessitam de algum auxílio, pois contam com sérias dificuldades para manterem em dia suas folhas salariais. Então, qualquer tipo de auxílio extra da CBF durante a Série D, desde que a CBF também monitore que esses valores estão sendo destinados ao pagamento dos salários dos atletas, será bem-vindo.", argumentou o advogado Felipe Rino, que está a frente do movimento nacional de atletas.

Início da competição

Continue lendo após a publicidade

O Campeonato Brasileiro Série D está previsto para iniciar no dia 2 de maio. No dia 4 de março, a CBF havia divulgado a tabela e os grupos da competição. Porém, a suspensão das atividades esportivas no Brasil (e no mundo) devido à pandemia do novo coronavírus, trouxe incertezas quanto ao início do calendário.

As duas equipes piauienses que disputam a competição, River-PI e Altos-PI, estão no grupo 2, junto com São Raimundo-RR, Luverdense (MT), Santos-AP, Moto Club (MA), Juventude-MA e com o vencedor do confronto Baré (RR) x Ypiranga-AP.

DATAS DA SÉRIE D 2020

Fase preliminar: 2 de maio a 10 de maio
Fase de grupos: 23 de maio a 4 de julho (primeiro turno) e 11 de julho a 22 de agosto (segundo turno)
Segunda fase (mata-mata): 29 de agosto e 12 de setembro
Oitavas de final: 19 de setembro e 26 de setembro
Quartas de final: 2 de outubro e 17 de outubro
Semifinais: 24 de outubro e 1 de novembro
FINAL: 8 de novembro e 22 de novembro

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!