Ação 'Brasil Conta Comigo' terá mais de 300 profissionais piauienses

Profissionais estão aptos a serem convocados para atuar em todo o território nacional.

Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a contratação de profissionais para atuar na linha de frente de combate à Covid-19 tem se tornado um desafio para os gestores. Mesmo conseguindo ampliar a quantidade de leitos de baixa e alta complexidade, o Piauí esbarra na falta de profissionais especializados para suprir esta demanda. Sabendo desta necessidade, que existe em vários lugares do país, o Ministério da Saúde criou a ação estratégica “Brasil Conta Comigo”,  que cadastra e capacita profissionais, residentes e estudantes da área de saúde a fim de auxiliar as unidades federativas e municípios nas ações de enfrentamento ao coronavírus.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai contar com mais de 300 profissionais cadastrados e que estão aptos a serem convocados para atuar em todo o território nacional. O Piauí solicitou ao Ministério da Saúde seis biomédicos, 65 enfermeiros, 30 fisioterapeutas, 41 médicos, sete nutricionistas, dois psicólogos e 163 técnicos de enfermagem.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto, estes trabalhadores devem suprir a atual carência de atendimento no território piauiense. “Queremos contar com esse auxílio precioso, garantindo uma maior capacidade de atendimento à população nesta pandemia”, diz o gestor. “Até dia 22 de maio de 2020, a Sesapi teve que afastar dos seus cargos 1.555 profissionais de saúde por pertencerem ao grupo de risco ou terem comorbidades. Com isso, ficou uma lacuna que está sendo preenchida pelos profissionais desta ação do Ministério da Saúde”, acrescentou.

O secretário explica ainda que, em março deste ano, foi realizado o Processo Seletivo Simplificado, quando foram convocados 1.022 profissionais para atuarem nas unidades de atendimento Covid de gerenciamento estadual. Deste total, 660 profissionais assumiram as funções em maio. No mês de junho, a secretaria lançou outro edital para contratação de profissionais de saúde com 357 vagas válidas.

Atualmente, os hospitais públicos do Piauí contam com 1.027 leitos clínicos, 421 leitos de UTI e 67 leitos de estabilização, exclusivos para atendimento Covid. No Estado, são mais de 18 mil casos confirmados de Covid-19 e 574 óbitos.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o Rota343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!