Abertura de empresas acontece mais rápido no Piauí do que média nacional

Tempo total no Piauí é de 1 dia e 15 horas enquanto a média nacional ficou em 3 dias e 4 horas.

O Departamento Nacional de Registro Empresarial (Drei) destacou a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) como uma das juntas comerciais com menor tempo total de abertura de empresas do país. De acordo com os dados divulgados na última sexta-feira (10), o tempo total no Piauí foi de 1 dia e 15 horas enquanto a média nacional ficou em 3 dias e 4 horas.

Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, o tempo de abertura de empresas vem caindo mês a mês.

“Em maio, o tempo foi de 1 dia e 18 horas, enquanto em abril foi 2 dias e 12 horas. Esses números se devem a dois fatores: o primeiro ao registro automático que permite a abertura de empresas em até dois minutos, o outro fator é o aumento da produtividade dos nossos analistas e também dos municípios integrados ao Piauí Digital, que mesmo neste momento da pandemia não medem esforços para manter os processos em dia”, explica a presidente.

O tempo de abertura de empresas considera as etapas da viabilidade (para fins de consulta prévia de endereço e nome empresarial), as validações cadastrais nas administrações tributárias e a análise do órgão de registro empresarial. Assim, o tempo de viabilidade foi de 1 dia e 2 horas e o registro foi de 13 horas, totalizando 1 dia e 15 horas.

Mesmo diante das incertezas por causa da pandemia da Covid-19, a Jucepi vem registrando novas empresas. Em junho, foram abertas 399 empresas contra 315 no mês de maio. Somente em 2020, o estado acumula 2.225 novas empresas. Ressalta-se que os dados são de empresas comerciais registradas na Junta Comercial no site Piauí Digital e não incluem: a sociedade simples registrada em Cartório da Pessoa Jurídica e o Microempreendedor Individual (MEI) registrado no Portal do Empreendedor.

Foto: Governo do Piauí/DivulgaçãoJucepi

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o Rota343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!