Vereador Ancelmo Jorge e Iphan discutem restauração de prédio histórico

Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara terá projeto de reforma reavaliado.

Nesta sexta-feira (14) o vereador da cidade de Floriano, Ancelmo Jorge, se reuniu com a Superintendência Regional do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Marília Cordão, e com o deputado estadual Fábio Novo para discutir questões legais que envolvem o projeto de restauração do Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara. 

Foto: Reprodução/InstagramVereador Ancelmo Jorge em reunião com representantes do Iphan e com o deputado Fábio Novo.
Vereador Ancelmo Jorge em reunião com representantes do Iphan e com o deputado Fábio Novo.

A construção foi criada em 1873 como escola de agricultura prática e inscrito no livro do Tombo Histórico em maio de 2015. Desde setembro de 2022, o vereador Ancelmo Jorge acompanha a situação da construção com o intuito de preservar a estrutura física desse patrimônio. Segundo o parlamentar, um projeto para restauração feito pelo arquiteto Jorge Tinoco foi apresentado para a Secretaria de Cultura do estado que iniciou uma reforma, no entanto, pela importância histórica do prédio, o Iphan embargou a obra e solicitou uma reavaliação.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Foto: DivulgaçãoVereador Ancelmo Jorge na companhia do arquiteto Jorge Tinoco.
Vereador Ancelmo Jorge, arquiteto Jorge Tinoco e Secretária de Cultura Elineuza Ramos.

"No entendimento do Iphan, o projeto não atende as necessidades. Eles ficaram de apresentar um relatório da parte técnica da restauração para o Governo do Estado, com observações sobre a melhor forma de conduzir a obra de acordo com os parâmetros legais", informou o vereador.

Continue lendo após a publicidade

Em relação ao recurso destinado para a reforma, Ancelmo Jorge confirmou que o deputado Fábio Novo assegurou a destinação de verba para a retomada da obra no Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara. A expectativa é de que com o parecer do Iphan, a obra de restauração do espaço seja em breve reiniciada. 

História

Continue lendo após a publicidade

O Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara e a Fábrica de Laticínios pertenciam às antigas Fazendas Nacionais do Piauí que, originalmente eram grandes extensões de terras doadas aos primeiros desbravadores, no Brasil Colônia.

Foto: Reprodução/InternetEstabelecimento Rural São Pedro de Alcântara, no Município de Floriano.
Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara, no Município de Floriano.

Mais tarde, passaram a pertencer à Companhia de Jesus e, quando foram expulsos, em 1759, as terras foram incorporadas à Coroa Portuguesa e, em seguida, ao Império. Com a República, as Fazendas Nacionais ficaram em poder da União, que arrendou ou vendeu parte das terras que originaram vários municípios no atual Estado do Piauí.

A Fábrica de Laticínios, em Campinas do Piauí, e o Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara, em Floriano, são importantes testemunhos da ocupação do interior do Brasil durante os séculos XVIII e XIX.

O tombamento pelo Iphan está relacionado com o processo de ocupação decorrente da utilização das Fazendas Nacionais a partir de projetos de aproveitamento da mão de obra remanescente da escravidão.

O valor arquitetônico das duas edificações também merece destaque. São exemplos emblemáticos do patrimônio edificado no Brasil entre o final do século XIX e começo do XX, tanto da arquitetura tradicional piauiense, que se utiliza de materiais e técnicas locais, quanto da arquitetura industrial implantada no interior do País em pleno século XIX.

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!