TSE dividirá recursos para campanha eleitoral igualmente entre negros e brancos

A decisão foi tomada em votação por 6 a 1. A regra só valerá a partir das eleições de 2022.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (25) que dividirá de forma proporcional entre negros e brancos os recursos de financiamento de campanhas e tempo de propaganda no rádio e TV. A decisão foi tomada em votação por 6 a 1. A regra só valerá a partir das eleições de 2022.

Os ministros tomaram a decisão após analisarem uma consulta apresentada pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e por representantes do movimento negro. Segundo o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, a decisão foi de grande importância para o tribunal e para o país.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

“Há momentos na vida em que cada um precisa escolher em que lado da história deseja estar. Hoje, afirmamos que estamos ao lado dos que combatem o racismo, ao lado dos que querem escrever a história do Brasil com tintas de todas as cores”, declarou Luís Roberto Barroso. “Com atraso, mas não tarde demais, estamos empurrando a história do Brasil na direção da justiça racial”, completo.

Continue lendo após a publicidade

Dos ministros, votaram a favor da proporcionalidade Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Og Fernandes, Luís Felipe Salomão, Sérgio Banhos, além de Barroso. Tarcísio Vieira votou contra e ressaltou que na Câmada dos Deputados já existem projetos em tramitação que preveem a distribuição proporcional.

Votos

Continue lendo após a publicidade

Saiba como votaram cada um dos ministros:

Og Fernandes: "Negar à população negra iguais condições de acesso aos recursos do Fundo Partidário e ao direito de antena é inviabilizar a democracia participativa plural em sua plenitude."

Luís Felipe Salomão: "O racismo, em nosso país, manifesta-se nas mais diversas formas e ambientes, por razões que remontam a aspectos de ordem histórica e estrutural, de maneira direta ou implícita. Possui tamanha amplitude que fixou raízes no âmbito privado e também no público, na medida em que a prática racista concretiza-se não apenas em atos expressamente discriminatórios ou ofensivos, mas também em políticas, atos e planos governamentais que venham de algum modo a excluir ou a reduzir, por ações ou omissões, o acesso de determinada classe, raça ou etnia a direitos básicos de qualquer ser humano."

Tarcísio Vieira: "É imperioso avançar e adotar medidas que denotem respeito à diversidade, ao pluralismo, à subjetividade e à individualidade como expressões do postulado supremo da dignidade da pessoa humana. [...] Não obstante, para fins de resposta às sensíveis inquietações trazidas para análise, entendo que o tema, despido de legislação própria, está muito bem entregue ao elevado descortino político do Congresso Nacional, diante da salutar iniciativa da consulente e de demais parlamentares."

Sergio Banhos: "Ao tempo em que penso ser o Poder legislativo o locus adequado, espaço plural e democrático para se debater e criar o Direito, também compreendo sem dificuldade que, nos tempos de agora, cumpre também ao Poder Judiciário a tarefa de bem aplicar o Direito de forma muito restrita, minimalista, com o objetivo solene e inerente à sua função de garantir direitos fundamentais."

Luís Roberto Barroso: "Se o racismo no Brasil é estrutural, é necessário atuar sobre o funcionamento das normas e instituições sociais, de modo a impedir que elas reproduzam e aprofundem a desigualdade racial."

Edson Fachin:"Reconhecer a necessidade premente de desobstaculizar o acesso pela população negra aos espaços de poder, às instituições públicas e privadas, é medida que se impõe."

Alexandre de Moraes: "Não tenho dúvidas de que a sub-representação das pessoas negras nos poderes eleitos, ao mesmo tempo que é derivada do racismo estrutural existente no Brasil, acaba sendo um dos principais instrumentos de perpetuação da gravíssima desigualdade social entre brancos e negros.”

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!