Sesapi pede que índios do Piauí sejam vacinados contra Covid-19

O Piauí possui 1.103 índios maiores de 18 anos e se enquadram no grupo prioritário para Covid-19.

A Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) enviou um ofício ao Ministério da Saúde solicitando que os indígenas sejam incluídos nos grupos que devem ser vacinados no território piauiense. O Piauí possui 1.103 índios maiores de 18 anos e se enquadram no grupo prioritário para Covid-19, entretanto, eles ficaram de fora por não viverem em aldeias, que é o critério definido pelo Ministério para a imunização.

O Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde prevê que apenas os indígenas que vivem em terras demarcadas devem ser imunizados nesta fase da vacinação, e que os demais brasileiros, entre eles os índios que não vivem em terras demarcadas, devem ser imunizados pelos governos municipal e estadual nas próximas fases.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Segundo a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, a Sesapi usou a Lei Estadual e um estudo científico chamado “No Piauí tem Índio Sim” para embasar o pedido de vacinação dessa população. “A Sesapi está contestando o Ministério da Saúde por meio desse documento formal que comprova a existência de índios que vivem dentro da cultura indígena no Estado. Com isso, esperamos que eles sejam reconhecidos e a nossa solicitação seja atendida para que aconteça a imunização”, diz a diretora.

Continue lendo após a publicidade
Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!