Rota 343 Entrevista: Kamar, pré-candidato ao cargo de vereador de Floriano

Hoje, nosso portal traz mais uma de uma série de entrevistas com pré-candidatos da eleição 2020.

Neste domingo (31), o Rota 343 traz mais uma entrevista do ‘Especial Eleições 2020’. Nos próximos finais de semana, traremos entrevistas com os pré-candidatos ao cargo de Prefeito e de Vereadores do município de Floriano (PI). Os participantes responderão as mesmas perguntas, com a finalidade de não haver favorecimento para nenhum dos pré-candidatos por parte de nosso portal.

O entrevistado desta semana é Anderson da Guia Santana, de 36 anos, mais conhecido como Kamar. Natural de Floriano (PI), ele é jogador de futebol. Antes de entrar para a política, o pré-candidato atuava como assessor do vereador Maurício Bezerra e também era presidente da Associação Atleticana Corisabbá.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Confira abaixo a entrevista com Anderson Kamar, que será candidato ao cargo de vereador, pelo Partido Republicano:

Continue lendo após a publicidade

Rota 343 - Por que você decidiu se candidatar ao cargo de vereador?

“O que mais me motivou foi a minha experiência como atleta profissional. Percebo que o esporte em nossa cidade muitas vezes é negligenciado. Acredito que o esporte é uma maneira de transformar vidas.”

Continue lendo após a publicidade

Rota 343 - Que tipo de mudanças você acha mais urgente que ocorram em Floriano atualmente?

“De uma forma geral, muita coisa precisa melhorar, como saúde, educação, lazer... No entanto, saúde é prioridade. Observando a atual situação que todos nós enfrentamos, percebemos que é necessário que o poder público trate a questão da saúde em nossa cidade com mais responsabilidade e humanidade.”

Rota 343 - Como você enxerga a situação do fomento do esporte na nossa cidade, considerando que há o Corisabbá na cidade, mas está apenas na Série B do Estadual?

“Como falei anteriormente, o esporte muitas vezes é negligenciado em nossa cidade. A atual situação do Corisabbá é reflexo dessa negligência, tendo em vista que falta investimento e incentivo por parte do poder público.”

Rota 343 - Que tipo de medidas poderiam ser tomadas para a geração de emprego no município?

“Acredito que seria apoiando os microempreendedores e investindo em cursos profissionalizantes para capacitar dignamente o jovem cidadão para o mercado de trabalho.”

Rota 343 - Você sabe quais são os postos de saúde em funcionamento em Floriano? E na questão de exames básicos, você acha que está satisfatório, atendendo as necessidades da população, ou considera que precisa de grande melhoria?

“Floriano tem 24 postos de saúde, sendo que 07 estão na zona rural e a maioria que está funcionando, sempre faltando algo, as vezes medicamento, dentista, exames ginecológicos, e as vezes até ausência dos profissionais da saúde. Sobre exames, a situação é pior e muitos para serem feitos só em Teresina-PI e quando autorizam a realização aqui demora meses na espera.”

Rota 343 - De que forma poderia acontecer o aproveitamento das águas do rio Parnaíba, considerando que temos nove meses sem chuva?

“Antes de tudo precisamos cuidar mais da nossa preciosidade que é o Rio Parnaíba. É necessário olhar a questão ambiental em nossa cidade com mais responsabilidade e consciência. A preservação é a chave principal para uma aproveitamento consciente e responsável.”

Rota 343 - O que poderia ser feito para contribuir de forma permanente e constante para o desenvolvimento das atividades rurais existentes em Floriano?

“Investindo e incentivando a agricultura familiar, tendo em vista que são esses agricultores que fornecerem boa parte dos alimentos que consumimos em nossa cidade.”

Rota 343 - Que ações poderiam ser realizadas para melhorar os índices de educação das nossas escolas?

“Acredito que valorizando os profissionais da área da educação, pois sem essa valorização e incentivo é impossível que haja educação de qualidade. Investir em formação continuada para estes profissionais estejam a cada dia mais motivados e qualificados para desempenharem o seu papel com êxito.”

Rota 343 - Como incentivar os alunos a gostarem de estudar, visto que hoje temos muitos atrativos eletrônicos, que muitas vezes afastam as crianças de livros, etc?

“Primeiramente esse incentivo tem que iniciar pela família, em seguida vem a escola, como relatei anteriormente é necessário que o professor esteja motivado e feliz para realizar o bom desempenho do seu papel. Como o mundo mudou nossa cabeça precisa acompanhar essa mudança, por que não usar os meios eletrônicos a favor da educação? Acredito que um profissional motivado e competente consegue sim chamar a atenção do aluno e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atraente.”

Rota 343 - Você acha que o Mercado Central poderia atender a população de forma mais satisfatória?

“Acredito que tudo pode ser melhorado. Incentivando comerciantes do local e a população como um todo, a zelarem pelo espaço, mantendo-o sempre limpo e agradável para todos.”

Rota 343 - Você está por dentro da prestação de contas do município? Sabe no que o dinheiro da cidade está sendo investido?

“Todas as contas do município devem ser publicadas no Portal da Transparência e qualquer cidadão pode ter acesso também na Câmara Municipal, onde ficam à disposição. Já tenho acompanhado e estou me inteirando a cada dia.”

Rota 343 - O que você considera necessário para que um político faça um bom trabalho em seu cargo de prefeito/vereador?

“Antes de tudo, honestidade e responsabilidade social e consciência coletiva. Um bom representante público precisa ter conhecimento sobre as necessidades da sociedade e ter comprometimento em realizar o seu trabalho com êxito pensando sempre no bem comum.”

O Rota 343 aproveitou a entrevista para falar sobre um assunto que, de certa forma, está se tornando polêmico: o novo coronavírus. A pandemia, que afeta Floriano e o restante do mundo, tem causado muitas opiniões divergentes, pois com ela, além da doença, outros problemas vieram à tona, como problemas econômicos. Confira as respostas do pré-candidato Anderson Kamar:

Rota 343 - Qual sua opinião sobre o fechamento do comércio?

“Acredito que os profissionais da saúde fizeram o que era correto diante do risco de um vírus ainda desconhecido. Porém, entendo o lado dos comerciantes que estão sofrendo com suas portas fechadas. É uma situação muito delicada, que todos nós estamos enfrentando.”

Rota 343 - Qual sua opinião sobre o isolamento social?

“Como pudemos perceber, é de extrema importância para achatar a curva e não sobrecarregar o sistema único de saúde. Temos que confiar nos nossos profissionais da saúde e obedecer as normas da OMS.”

Rota 343 - Que tipo de medidas você tomaria para ajudar no combate a pandemia?

“No momento, fazendo a minha parte e ter a consciência de que não é somente sobre me contaminar, mas também pensar no próximo.”

Rota 343 - Você sabe o montante a mais que Floriano recebeu para combater o coronavírus? Você percebeu o investimento desse valor?

“Soube que Floriano foi contemplada com cerca de R$ 8 milhões e parte foi investido no Hospital Tibério Nunes. Estarei acompanhando como cidadão a aplicação destes recurso e aconselho a todos fazerem isso, pois é nosso direito.”

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!