Rota 343 Entrevista: Danilo, pré-candidato ao cargo de vereador de Floriano

Hoje, nosso portal traz mais uma de uma série de entrevistas com pré-candidatos da eleição 2020.

Neste domingo (23), o Rota 343 traz mais uma entrevista do ‘Especial Eleições 2020’. Nos próximos finais de semana, traremos entrevistas com os pré-candidatos aos cargos de Prefeito e de Vereadores do município de Floriano (PI). Os participantes responderão as mesmas perguntas, com a finalidade de não haver favorecimento para nenhum dos pré-candidatos por parte de nosso portal.

O entrevistado desta semana é Danilo Martins de Oliveira, natural de Floriano, formado em Direito. O advogado já ocupou o cargo de diretor da 10ª Regional de Saúde, além de ter atuado como advogado militante e ser membro de Movimentos Sindicais e estudantis.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Confira abaixo a entrevista com Danilo, que será candidato ao cargo de vereador, pelo PT:

Continue lendo após a publicidade

Rota 343 - Por que você decidiu se candidatar ao cargo de vereadora?

“A decisão de colocar o meu nome como pré-candidato a vereador de Floriano foi construída em conjunto com um grupo de amigos e apoiadores, formados pelos mais diversos segmentos da sociedade. Sendo professores, líderes sindicais , empresários, religiosos, líderes de movimentos estudanti,s dentre outros. E, em discussão e análises, colocaram o meu nome para ser o representante destes. É com essa responsabilidade que colocamos o nosso nome como pré-candidato a vereador. Além de sentir a necessidade de oxigenação da política florianense e com o intuito, com a vontade e o desejo de trazer ideias novas para o legislativo local. Nós apresentamos como o que vai fazer uma política diferente, somos o novo.”

Continue lendo após a publicidade

Rota 343 - Que tipo de mudanças você acha mais urgente que ocorram em Floriano atualmente?

“Precisamos de políticas que tragam crescimento de emprego e renda para nossa população, parece clichê, mas é isso mesmo. Não temos a fórmula mágica para isso, mas temos a intenção de trabalhar e tentar buscar os mecanismos que possam fazer a nossa cidade atrativa para investidores. Com mais investimentos, o emprego chega e a renda da população cresce. Na educação buscaremos a implantação da escola em tempo integral em toda a rede pública municipal. Temos como bandeira também a defesa do social, precisamos olhar melhor e buscar a inclusão dos menos abastados, da população vulnerável, dando a esses as qualificações e facilitação necessárias para que possam caminhar com suas próprias pernas, tudo isso tem que ser feito em harmonia: iniciativa privada e poder público, onde o legislador entra com a indicação dos mecanismos que o executivo poderá utilizar.”

Rota 343 - Como você enxerga a situação do fomento do esporte na nossa cidade, considerando que há o Corisabbá na cidade, mas está apenas na Série B do Estadual?

“O fomento ao esporte tem que ser trabalhado na base, não adianta dar condições para um time profissional se não temos o mínimo que é a base. Para fomentar essa base, não só no futebol, mas também em outras categorias também tão importantes, devemos elaborar projetos de lei que deem incentivos as empresa para patrocinar as entidades que trabalhem as categorias de base e o esporte amador, e buscar junto a secretaria de esporte a elaboração de projetos para angariar recursos dos Ministério do Esporte.”

Rota 343 - Que tipo de medidas poderiam ser tomadas para a geração de emprego no município?

“Como falamos anteriormente, temos que reformar a nossa legislação tributária e, em conjunto com os governos federal e estadual, tornar a cidade mais atrativa para os investidores. Só com a atração de investimentos privados de longa duração podemos resolver esse problema.”

Rota 343 - Você sabe quais são os postos de saúde em funcionamento em Floriano? E na questão de exames básicos, você acha que está satisfatório, atendendo as necessidades da população, ou considera que precisa de grande melhoria?

“Conheço alguns postos de saúde. Saúde é sempre uma área que as demandas são muito grande, quanto mais você investe e coloca especialidades a disposição, mais essa demanda aumenta. No entanto, é uma área que é responsabilidade da administração pública e tem que ser melhorada ininterruptamente.”

Rota 343 - De que forma poderia acontecer o aproveitamento das águas do rio Parnaíba, considerando que temos nove meses sem chuva?

“É uma pergunta que várias pessoas que visitam a nossa cidade fazem. O incentivo a essa produção deve ser feito por meio de estudos e projetos. Deve se elaborar um projeto e uma lei que planeje esse incentivo e estude por um período longo até que se atinja o objetivo que será a exploração dessa riqueza. Catalogar as áreas que possuem potencial de produção, os proprietários das áreas. Deve ser feito um projeto complexo, que tem que se iniciar hoje, pois uma cadeia de produção não se instala da noite pro dia.”

Foto: DivulgaçãoDanilo Martins de Oliveira, pré-candidato ao cargo de vereador, pelo PT.
Danilo Martins de Oliveira, pré-candidato ao cargo de vereador, pelo PT.

Rota 343 - O que poderia ser feito para contribuir de forma permanente e constante para o desenvolvimento das atividades rurais existentes em Floriano?

“Primeiro, precisamos capacitar o homem do campo para que sua atividade seja rentável. Observamos que essa capacitação é um pouco frágil. Segundo, devemos identificar a aptidão de cada região. E terceiro, conscientizar a população rural que a sua atividade é rentável, mostrando a eles as culturas que mais se adequam a nosso região.”

Rota 343 - Que ações poderiam ser realizadas para melhorar os índices de educação das nossas escolas?

“Eu sou adepto da escola em tempo integral. Acho que só assim podemos melhorar os índices educacionais do município, sem deixar de falar na capacitação de professores, melhoria na infraestrutura física das escolas, informatização, novas disciplinas como robótica e o acompanhamentos das famílias em situação de vulnerabilidade. Tudo para fazer com que os alunos se sintam atraídos pela escola.”

Rota 343 - Como incentivar os alunos a gostarem de estudar, visto que hoje temos muitos atrativos eletrônicos, que muitas vezes afastam as crianças de livros, etc?

“Informatização das escolas, inclusão de novas disciplinas, como a robótica.”

Rota 343 - Você acha que o Mercado Central poderia atender a população de forma mais satisfatória?

“Mercados são sempre pontos estratégicos das cidades, sempre pode serem melhorados. O que vejo no nosso Mercado Central é a necessidade de uma reforma e a utilização de espaços ociosos que foram rejeitados pelos próprios feirantes.”

Rota 343 - Você está por dentro da prestação de contas do município? Sabe no que o dinheiro da cidade está sendo investido?

A pergunta não foi respondida pelo pré-candidato.

Rota 343 - O que você considera necessário para que um político faça um bom trabalho em seu cargo de prefeito/vereador?

“É necessário agir com transparência e responsabilidade financeira e social. A honestidade é uma obrigação do gestor. Tem que olhar para o macro, pensar grande e gerir como se fosse uma empresa, lógico que conciliando sempre a parte social. Buscar alternativas de crescimento de receita, buscar experiências que deram certo para serem aplicadas aqui, adequando estás a nossa realidade. É próximo inovar.”

O Rota 343 aproveitou a entrevista para falar sobre um assunto que, de certa forma, está se tornando polêmico: o novo coronavírus. A pandemia, que afeta Floriano e o restante do mundo, tem causado muitas opiniões divergentes, pois com ela, além da doença, outros problemas vieram à tona, como problemas econômicos. Confira as respostas do pré-candidato Danilo:

Rota 343 - Qual sua opinião sobre o fechamento do comércio?

“O fechamento do comércio foi uma recomendação técnica dos cientistas que estudam a Covid-19. Como é uma doença nova temos que seguir as orientações técnicas.”

Rota 343 - Qual sua opinião sobre o isolamento social?

”Da mesma fora, recomendações técnicas dos estudiosos e no meu ponto de vista está funcionando.”

Rota 343 - Que tipo de medidas você tomaria para ajudar no combate a pandemia?

“Teria endurecido as medidas de isolamento por mais tempo.”

Rota 343 - Você sabe o montante a mais que Floriano recebeu para combater o coronavírus? Você percebeu o investimento desse valor?

A pergunta não foi respondida pelo pré-candidato.

Veja também:

Rota 343 entrevista: Filipe, pré-candidato ao cargo de vereador

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!