Relembre resultado da última eleição em Floriano e veja a função dos políticos

Você acha que os atuais gestores merecem seu voto novamente? Veja informações e faça uma reflexão!

Nos dias 15 e 29 de novembro os eleitores deverão comparecer às urnas para escolherem quem governará as cidades brasileiras pelos próximos quatro anos. Muitos políticos da cidade de Floriano (PI) já se manifestaram e confirmaram que serão candidatos na cidade, tanto concorrendo ao pleito pela primeira vez quando à reeleição.

Para que os florianenses possam fazer uma análise, o Rota 343 relembrará hoje o resultado das últimas eleições municipais, realizadas em 2016. Veja abaixo quem foram os candidatos escolhidos pela população e quantos votos cada um recebeu:

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Nome do candidato eleitoCargoPercentual e número de votos
Joel RodriguesPrefeito46.96% - 16.040 votos
BiluVereador2,97% - 1.032 votos
Liacir CesarVereador2.59% - 899 votos
Antonio JoséVereador2,47% - 860 votos
Professor MiguelVereador2,43% - 845 votos
Manoel Simplicio da SilvaVereador2,29% - 796 votos
DessimVereador2,25% - 781 votos
Maurício BezerraVereador2,20% - 764 votos
CelsoVereador1,84% - 639 votos
Daguia Do EdgarVereador1,84% - 639 votos
Salomão HolandaVereador1,74% - 605 votos
David OkaVereador1,71% - 596 votos
AkassioVereador1,55% - 539 votos
FlavioVereador1,52% - 530 votos
Fabio BragaVereador1,41% - 489 votos

Reeleição

Continue lendo após a publicidade

Entre os candidatos escolhidos pelos cidadãos em 2016, alguns deles já manifestaram interesse em pleitear uma vaga na Prefeitura e na Câmara Municipal novamente. Entre eles, está o atual prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, que já foi eleito três vezes e concorrerá pela quarta vez. Dos vereadores, Bilu já manifestou que irá disputar o cargo de prefeito com Joel. Já Akassio, por exemplo, irá buscar à reeleição no cargo de vereador.

Obrigação dos políticos

Continue lendo após a publicidade

Sabe-se que, a cada quatro anos, é preciso escolher quem governará os municípios do país. Porém, você sabe qual a função que os prefeitos e vereadores devem desempenhar? Pode parecer óbvio, e tem grande chance de você ter pensado na resposta “administrar a cidade”. Mas, saiba que o papel dos gestores municipais é muito mais amplo e, apesar de atuarem em conjunto, um não pode fazer a tarefa do outro.

Os prefeitos pertencem ao Poder Executivo. Como o próprio nome sugere, quem faz parte dessa esfera tem como tarefa executar medidas que beneficiem os moradores de cada município. Quem ocupa esse cargo é responsável por botar em prática ações de melhorias em diversas áreas, além de fazer com que as leis sejam cumpridas. É dos prefeitos a função de administrar a cidade, cobrando impostos e taxas que serão usadas para custear obras, serviços e políticas públicas de cada cidade. Ainda, é o ocupante deste cargo que aprova ou veta leis municipais.

É de responsabilidade desse gestor garantir que, no município, haja algumas ações, como: limpeza e iluminação pública; sistema de transporte urbano; ambulância e serviços de saúde municipais; educação infantil e ensino fundamental; formação da guarda municipal; entre outros.

Cabe aos prefeitos ainda realizarem acordos e buscar apoio de outras esferas, como através do governador, deputados estaduais, federais e senadores de seu estado. É a partir desses outros meios que o município garante recursos importantes para serem aplicados na administração da cidade.

Já os vereadores fazem parte do Poder Legislativo, que tem como função criar leis e fiscalizar o trabalho do prefeito. Os vereadores não podem, por exemplo, fazer obras. Também existem leis que não podem ser criadas por eles, como, por exemplo, leis que envolvam o Ensino Médio, pois este é gerido pelo Governo Estadual.

São esses políticos que discutem e votam matérias que envolvem os impostos municipais, educação municipal, transporte público, saneamento básico, entre outros assuntos.

Os vereadores fazem também um papel de ligação entre a população e a administração municipal. Por serem eleitos de forma direta, eles tornam-se representantes da população e, por isso, cabe a eles ouvir os desejos e necessidades da população, propor e aprovar esses pedidos na Câmara Municipal. Em seguida, as demandas são repassadas ao prefeito, para que sejam executá-das.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!