Região da Serra da Capivara recebe reforço no programa Busca Ativa

Número de casos de Covid-19 tem aumentado significativamente no território.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vem tomando medidas para fortalecer o enfrentamento a pandemia de Covid-19 no território da Serra da Capivara, após constatar o aumento do número de novos casos da doença. Entre as medidas estabelecidas, está o fortalecimento das atividades do programa Busca Ativa, uma vez que o programa possibilita o diagnóstico precoce de novos casos e assim um acompanhamento mais efetivo e benéfico para a população no que diz respeito ao tratamento da doença.

Dília Falcão, coordenadora do Busca Ativa no Piauí, explica que o programa será reforçado naquela região, com a capacitação e orientação de equipes, além de um trabalho mais rígido no monitoramento e acompanhamento de novos casos no território. “Esse trabalho nos permite ter um perfil mais fiel à realidade, mas nós também precisamos do apoio da população para que o nosso trabalho traga mais resultados. Nós pedimos que a população reforce a utilização de máscaras, mantenha o distanciamento, evite aglomerações pois são medidas como essa que trarão resultados positivos no enfrentamento”, explica.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Nilvania da Silva Nascimento, diretora do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, localizado em São Raimundo Nonato, destaca que todo o trabalho feito para a região vem sendo de suma importância para combater o aumento de casos que ali foi registrado.

Continue lendo após a publicidade

Entre outras ações para fortalecer o enfrentamento a pandemia na região, estão o aumento dos leitos de UTI disponíveis em São Raimundo Nonato. Em novembro, o hospital regional Senador José Cândido Ferraz teve a ampliados de 15 para 20 o número de leitos de UTI, recebeu aparelho de hemodiálise para atuar na UTI Covid da unidade e a escala de intensivistas no hospital, possibilitando um aumento da qualidade do atendimento a população.

“A única certeza que temos ainda é de que o vírus circula e que precisamos manter os cuidados para que ele nãos e espalhe ainda mais pela população. Caso você esteja infectado, tome os cuidados que sempre vem sendo colocados para a população, além de procurar a sua secretaria municipal de saúde para que nossas equipes do busca ativa possam checar se seus familiares também foram atingidos. Precisamos trabalhar juntos para enfrentar essa pandemia”, destacou Dília Falcão.

Continue lendo após a publicidade

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto diz que a região está sendo acompanhada de forma especial. “Diariamente, nosso corpo técnico acompanha a situação do território da Serra da Capivara. Já realizamos vários investimentos no hospital de São Raimundo Nonato. Além disso, temos também um pleito da Casa de Saúde São José que visa aumentar a capacidade de atenção na área psicossocial na região”, pontuou o Secretário.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!