Projeto para feira virtual de robótica é apresentado para escolas do PI

O evento é resultado de um projeto que leva oficinas de robótica para 21 escolas estaduais.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na noite da última terça-feira (6), a I Feira Virtual de Robótica. O evento é resultado de um projeto que leva oficinas de robótica para 21 escolas estaduais e tem o objetivo de levar o conhecimento de eletrônica, programação e robótica para alunos de escolas públicas.

O professor organizador, Ranildo Lopes, explica que o projeto encontra-se no final do 1º módulo, onde 21 professores de várias regiões do Piauí levam oficinas de robótica às escolas, em funcionamento de forma remota.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

“Já são mais de 30 projetos de robótica que apresentamos de forma virtual para as escolas, Seduc e o Centro de Formação Antonino Freire (CEFAF) na live da I Feira Virtual de Robótica. Contamos também com a parceria da startup Fábrica de Gênios e esperamos realizar a segunda edição do evento, com projetos mais avançados, ainda em 2020”, relata.

Continue lendo após a publicidade

Edson Silva, professor da Unidade Escolar João Leal, de Nazaré do Piauí, revela que viu com o projeto uma ótima oportunidade para aprender e replicar a robótica.

“A robótica traz uma experiência mais rica para o aprendizado e de aproximar o estudante da tecnologia não só como usuário, mas sim como desenvolvedor”, afirma o professor que levou o projeto de um sensor de umidade para verificação do solo.

Continue lendo após a publicidade

Muitos professores, por não residirem em Teresina, tiveram a oportunidade de participar do projeto e do curso de forma remota, como os dos municípios de Cabeceiras do Piauí, Nazaré do Piauí, Picos, Floriano, Paulistana e Teresina. Esse é o caso da professora Valéria Alves, do CETI Lucinete, de Paulistana. “O curso de Robótica foi muito bom principalmente para quem trabalha em sala de aula com o componente eletivo Robótica. Eu não teria a possibilidade de cursar se o mesmo não fosse ofertado remotamente”, esclarece a professora que levou como projeto um teclado musical inteligente.

A iniciativa visa inserir projetos práticos de automação e robores e ao mesmo tempo práticas de linguagem de programação para robótica. Estão sendo atendidos alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio de tempo integral e ensino regular. Por causa da pandemia, o cronograma foi remodelado e encontra-se na fase de apresentação de projetos, onde as escolas poderão analisar e escolher o que melhor se adeque ao currículo escolar e então aplicá-lo.

O superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto Pereira, afirma que a robótica é muito importante para o processo ensino aprendizagem, sendo hoje uma realidade na escola pública. 

“Essa semente já foi plantada e a Seduc incentiva e parabeniza com entusiasmo os professores e todos que fazem o projeto. Existe uma perspectiva boa e expansão do mesmo e já buscamos kits de robótica para escolas de outras regiões do Piauí. É fundamental dar ao aluno o conhecimento para que ele seja um empreendedor e por isso pretendemos que todas as escolas vejam a Feira e apliquem o conceito, que tem tudo pra ficar e ajudar a manter o aluno na escola, que o mesmo a veja com outros olhos”, finaliza o superintende.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!