Projeto de energia solar da UFPI beneficia agricultores e escolas de Oeiras

Energia solar é utilizada para funcionamento de poço e para redução dos gastos com energia.

Estudantes do curso de Engenharia Elétrica da UFPI (Universidade Federal do Piauí) desenvolveram um projeto para levar água através de um poço tubular para os agricultores de Oeiras (PI). As informações são do G1.

O poço funciona por meio de placas solares, que possuem a capacidade de puxar até seis mil litros de água por hora. Com o projeto, seis famílias já foram beneficiadas e conseguiram expandir a produção agrícola.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

O projeto foi de extrema importância para os agricultores, que não usavam o poço há cerca de três anos, pois os mesmos não tinham condições de custear a energia necessária para o funcionamento dele. Segundo o professor Marcos Lira, o projeto tinha justamente como foco levar energia para alguma comunidade que já tivesse um poço e que fosse beneficiar agricultores.

Continue lendo após a publicidade

"O projeto nasceu quando chegou um recurso para nós e foi destinado para a aplicação da energia solar. Então, foi decidido juntar duas grandes riquezas do nosso estado: a radiação solar e os lençóis freáticos. O objetivo era levar para uma comunidade que já possuísse um poço para a instalação da placa solar", disse.

Outro projeto desenvolvido pela universidade é o ‘Escolas Solares’. Esse trabalho leva energia solar para escolas, resultando na redução do valor da conta de energia. Um dos colégios beneficiados fica na Comunidade Contente.

Continue lendo após a publicidade

“Estima-se que essa economia se dá em 70% por cento e isso é um ganho para instituição, pois com essa economia o município vai poder investir esse dinheiro em outras áreas em consequência ajuda na qualidade de ensino", explicou a diretora da escola, Constância Rodrigues.

Foto: TV Clubeplaca solar
Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!