Profissionais da rede estadual de Saúde entram em greve

Categoria reivindica adicional de insalubridade, melhor qualidade dos EPIs e cumprimento de lei.

Os profissionais da rede estadual de Saúde do Piauí entraram em greve nesta quinta-feira (25). Por volta das 7h30, eles realizaram um protesto em frente ao Hospital Getúlio Vargas (HGV) e, em seguida, saíram em uma passeata até o Palácio de Karnak, em Teresina (PI).

A categoria reivindica o pagamento de 40% pelo adicional de insalubridade, melhor qualidade dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o cumprimento de acordos firmados na greve realizada no ano passado, referentes aos reajustes salariais acumulados desde 2012.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

A decisão de iniciar a greve foi tomada na última sexta-feira (19), durante assembleia com integrantes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (Sindespi) e do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi).

Continue lendo após a publicidade

Além disso, os profissionais querem o cumprimento da Lei Estadual 6.201/2012, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Profissionais de Saúde Pública da Administração.

Por meio de uma nota, a Sesapi se manifestou a respeito da greve. Confira abaixo na íntegra:

Continue lendo após a publicidade

O Governo do Estado lamenta a decisão do Sindicato dos Enfermeiros de deflagar uma greve em meio ao maior desafio de saúde pública dos últimos 100 anos. Tal decisão pode trazer prejuízos vitais para a sociedade. Ressaltamos que todos os profissionais estão com salários em dia, que o adicional de insalubridade é pago normalmente, conforme determina a legislação estadual, e que não há falta de EPIs em nenhuma unidade de saúde, não havendo, assim, motivos para paralisação. Ressaltamos ainda que, caso o movimento se concretize, o Governo irá tomar as medidas cabíveis por meio judicial e administrativo para garantir o atendimento pleno da população. 

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!