Primeiro lote da restituição do Imposto de Renda começa a ser pago hoje

Neste lote, 901.077 contribuintes receberão um montante total de R$ 2 bilhões.

O primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020 começa a ser pago nesta sexta-feira (29). Neste lote, 901.077 contribuintes receberão um montante total de R$ 2 bilhões.

No primeiro lote, serão pagas as restituições para contribuintes que tem prioridade legal, como idosos acima de 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Os contribuintes podem consultar o processamento da declaração através do site da Receita Federal, pelo telefone 146 ou através do aplicativo para celulares e tablets.

Continue lendo após a publicidade

Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, as restituições começam a ser pagas antes mesmo de encerrar o prazo de entrega da declaração. Nos anos anteriores, o último dia útil de abril era a data final para repassar os dados para a Receita Federal. Em 2020, os brasileiros terão até 30 de junho para declararem o imposto de renda. Além disso, ao invés dos valores serem pagos em sete lotes, eles serão pagos em cinco.

Consultas

Continue lendo após a publicidade

De acordo com Joaquim Adir, supervisor do IRPF, ao realizar as consultas ao primeiro lote, o contribuinte terá as seguintes informações:

- que foi contemplado e que receberá os valores na semana que vem;

- ou que a declaração está na "fila de restituição", ou seja, que está tudo correto (apenas aguardando a liberação dos valores nos próximos meses),

- ou que está "em processamento", ou na "fila de espera" do órgão.

Joaquim ainda explicou que as declarações que estão em processamento ou na fila de espera não podem ser consideradas com algum erro ou na malha fina. Diariamente, as informações entregues são processadas, para que haja o cruzamento de dados.

"Há empresas que atrasam entregas da Dirf, imobiliárias que não entregam declaração de alugueis. Então, podem estar faltando informações que não são deles [contribuintes]. Como estamos em um período difícil, muita gente pode estar entregando as coisas com atraso. A gente fica com receio de dizer que já está na malha se não está com ela processada", disse.

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!