Prefeitura faz avaliação da retomada das atividades comerciais em Floriano

Feira popular, que ganhou novas regras, também foi assunto da reunião.

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, recebeu técnicos da Secretaria de Saúde na manhã desta segunda-feira (15), para analisar quais os primeiros impactos da reabertura gradual e organizada do comércio da cidade. Participaram do encontro, além do Secretário de Saúde, James Rodrigues, os diretores da Vigilância Sanitária Jussinaldo Duarte e Epidemiológica, Milessia Mousinho. 

Os médicos Justino Moreira e o Vinícius Coelho também estiveram presentes e colocaram suas opiniões técnicas sobre o assunto. “O que nós devemos entender é que o número de casos vai crescer até o fim da pandemia de qualquer maneira. Nós precisamos observar é a taxa de mortalidade, mas com a utilização do protocolo de Floriano estamos tendo resultados positivos”, disse Justino Moreira. 

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Joel Rodrigues pontou a importância dos técnicos da Saúde acompanharem a evolução dos números e dar transparência a esse processo. “Já superamos essa primeira semana e agora vamos observar como a curva de contágio vai se comportar. Com esses dados em mãos, podemos continuar nossa reabertura”, disse. 

Continue lendo após a publicidade

O chefe da Vigilância Sanitária de Floriano, Jussinaldo Duarte destacou que a fiscalização dos estabelecimentos comerciais tem se intensificado, mas pediu a colaboração dos empresários no compromisso com as medidas sanitárias. “Sem a ajuda dos empresários e o respeito às regras, podemos voltar pra fase anterior”. 

A fala do diretor se dá pelo fluxo de pessoas no centro da cidade nos últimos dias. A preocupação das autoridades é que o comportamento “em manada”, possa ter reflexo no aumento de casos e consequentemente de mortes. 

Continue lendo após a publicidade

Para evitar que isso aconteça, o prefeito Joel Rodrigues foi enfático e pediu coerência a estabelecimentos comerciais que aglomeram um grande número de pessoas. “Temos de ser responsáveis pelo nossos atos. Não adianta reabrir o comércio prezando por medidas sanitárias e o próprio empresariado descumprir. Se tivermos de voltar a fase de isolamento total, não tenham dúvidas, nós voltaremos. Fizemos nossa parte no fortalecimento da rede de saúde, agora o empresário precisa dar o exemplo”, disse.

Feira popular também foi avaliada

O prefeito Joel Rodrigues, o Diretor da Vigilância Sanitária de Floriano Jussinaldo Duarte, o Diretor do Mercado Central, Manoel Neto e os Secretários de governo, Bento Viana e Infraestrutura, Assis Carvalho também avaliaram o primeiro final de semana após mudanças no formato da feira popular da cidade. 

Para a equipe, a avaliação é positiva, mas precisa de adequações. Uma delas, por exemplo, é que do ponto de vista econômico e social, não há necessidade de estabelecer três dias para a feira. Então, diante do que foi acordado, a feira livre será focada nas sextas e sábados. Assim, na quinta-feira será interditada apenas a Rua Luís Ribeiro, trecho da José Guimarães a Bucar Neto. 

O domingo permanece suspenso e segundo o prefeito Joel Rodrigues, essas avaliações irão acontecer de maneira pontual, para entender os mecanismos e o comportamento de feirantes e consumidores. “A sexta e sábado irão permanecer com o mesmo perímetro. Mas precisamos fazer algumas mudanças”, disse.

Foto: Prefeitura de Floriano/Divulgaçãoreunião

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!