Possíveis reinfecções do coronavírus estão sendo analisados no PI

Além de ser analisadas no Lacen, amostras foram encaminhadas para laboratório de São Paulo.

Seis possíveis casos de reinfecções de Covid-19 no Piauí estão sendo analisados. O material coletado de pessoas que acreditam ter sido contaminadas duas vezes está em análise no Laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo (SP). As informações são do site de notícias Cidade Verde.

Os casos considerados como suspeita de reinfecção acontecem quando um paciente possui dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real, em um intervalo de 90 dias ou mais. As condições clínicas observadas em cada período não são levadas em conta.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

"Essa reinfecção teria que ter um desses padrões. Primeiro, a confirmação do vírus na primeira infecção através de RT PCR. Não vale outro exame, teste rápido de antígeno, teste de anticorpos, esses não são considerados", explica a infectologista Elna Amaral.

Continue lendo após a publicidade

Um estudante de Teresina (PI), de 26 anos, que não quis ter sua identidade divulgada, contou que acredita ter sido infectado duas vezes.

"No primeiro exame, em 9 de julho, testei positivo, mas não senti nada. Mas na segunda, em outubro, senti muita dor e cabeça e falta de olfato foi mais difícil, mas jamais pensei que fosse dar positivo novamente", relatou.

Continue lendo após a publicidade

Além dos dois resultados positivos, a contraprova, realizada no dia 11 de outubro, também acusou a presença do coronavírus no sangue do estudante.

"A Covid ainda não acabou, existe essa pandemia, devemos tomar todos cuidados. Essa doença surgiu agora e ninguém sabe os efeitos que pode trazer para nossa saúde no futuro e agora também. Peço a todos que tenham cuidado e usem máscara", alerta o estudante.

O Dr. José Noronha, médico infectologista e membro do Comitê de Operações de Emergência (COE), informou que o Lacen está realizando análises, mas que as amostras também são enviadas para São Paulo. Ele ainda pediu que, mesmo quem já contraiu a doença, não deixe de tomar os cuidados necessários para prevenir a Covid-19.

"Se frequente estaria lidando com um quadro de pandemia muito pior do que a gente está tendo hoje, mas não quer dizer que a pessoa possa relaxar depois que ela teve a infecção. Tem que seguir tomando todos cuidados", alerta o médico.

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!