Por conta da pandemia, votação tem orientações especiais; confira

Sesapi seguirá o Plano de Segurança Sanitária, criado pelo TRE-PI.

Neste domingo (15), acontecerá o primeiro turno das eleições municipais de 2020. No Piauí, 224 municípios escolherão os novos prefeitos. Devido à pademia do novo coronavírus, neste ano a votação terá recomendações especiais para que possa ocorrer com segurança.

Uma das mudanças mais significativas será o horário de votação. Neste ano, as urnas serão liberadas para os eleitores a partir das 7h. Porém, entre 7h e 10h, o período é preferencial para pessoas acima de 60 anos. A recomendação é que os demais aguardem até o fim deste período para se dirigirem até os locais de votação.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Outras orientações, estas já conhecidas pela população, é a obrigatoriedade do uso de máscara e a proibição de realizar aglomerações de pessoas. Os eleitores devem permanecer com a máscara durante todo o período em que estiverem no local de votação e também fazer uso do álcool em gel, que pode ser levado de casa. Além disso, deve-se respeitar a distância de 2 metros entre as pessoas.

Continue lendo após a publicidade

Para maior segurança, o Comitê de Operações Especiais (COE) ainda pede que os eleitores levem suas próprias canetas para os locais de votação. Também deve-se evitar qualquer tipo de contato com as pessoas no local, como apertos de mão, abraços, etc.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda pediu que eleitores com sintomas da Covid-19 ou que estejam com a doença não compareçam às urnas, para evitar a transmissão do vírus. Além disso, quem testou positivo para a doença 14 dias antes do pleito ou tiver febre no dia da votação, deve permanecer em casa e justificar o voto posteriormente.

Continue lendo após a publicidade

Durante o dia de votação, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) irá seguir o Plano de Segurança Sanitária, estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

“Buscamos nos alinhar com o Tribunal Regional Eleitoral e a Procuradoria Regional Eleitoral para que o cidadão e a cidadã possam contribuir com o futuro da sua cidade tranquilo. Estamos atentos para garantir a segurança de todos. Por meio do COE, estamos orientando para a obediência às normas higiênico-sanitárias”, explicou Florentino Neto, secretário de Saúde.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!