Picos: Quase 500 animais foram atendidos na III edição do Piauí Pet Castramóvel

Em cinco meses, essa é a terceira cidade a receber o projeto.

A terceira edição do projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel foi realizada, na sexta-feira (3) e sábado (4), em Picos (PI), onde foram atendidos 477 animais: 240 gatos e 237 cães. Essa é a terceira cidade a receber o projeto em apenas cinco meses após o lançamento.

Foto: Divulgação/Semarh54789
Picos: Quase 500 animais foram atendidos na III edição do Piauí Pet Castramóvel.

A ação ocorreu no anexo do estacionamento do Piauí Shopping Center com o cadastro dos cães e gatos levados para encaminhamento à castração e procedimento de implantação de microchip.  

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Na terceira edição, foram ofertadas 500 vagas para cadastro: 150 vagas para animais de organizações não governamentais (ONG’s) e de protetores independentes, e 350 para pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico. 

Continue lendo após a publicidade

Na oportunidade, também foi oferecida emissão gratuita de RG Pet, com entrega do documento em minutos. Além disso, foram distribuídas coleiras de prevenção ao calazar. A programação contou ainda com o Projeto Circuito Pet, promovido pelo Governo do Estado, que ofereceu serviços aos animais, como: hidratação de patinhas, higiene dos ouvidos e corte de unhas.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, destaca que, ao garantir o controle populacional de cães e gatos, seja daqueles já adotados ou em situação de rua, será garantida uma melhor política de qualidade do bem-estar animal e de atenção à saúde pública. "Isso porque essa superpopulação favorece a transmissão de doenças que afetam a qualidade de vida humana", comenta o gestor.

Continue lendo após a publicidade

Todos os animais levados ao local foram avaliados e passaram pela triagem durante os dois dias da ação, por meio do atendimento realizado por sete veterinários. Os profissionais prestaram orientações aos tutores e responsáveis sobre os exames pré-operatórios para identificar quais animais estarão aptos para passarem pela castração e implantação do microchip. 

As clínicas onde os procedimentos serão realizados são vinculadas à Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), que coordenará os trabalhos de castração por meio do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU).

*com informações da Semarh

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!