Piauiense 2024: Com ajustes na 2ª fase, FFP define formato de disputa

Reunião que definiu o modelo de disputa acontece na última terça-feira (7).

O arbitral que definiu os últimos ajustes sobre o modelo de disputa do Campeonato Piauiense 2024 aconteceu nesta terça-feira (7), na sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP), em Teresina. Dirigentes e federação bateram o martelo quanto a nova fórmula da competição, que passa a ser realizada em duas fases. O início do estadual está previsto para o dia 13 de janeiro. 

Foto: Divulgação/FFP7446
Piauiense 2024: Com ajustes na 2ª fase, FFP define formato de disputa.

A primeira reunião, realizada duas semanas antes do arbitral, teve a finalidade de apresentar o novo formato aos clubes participantes. No rascunho do novo modelo, as 8 equipes seriam divididas em dois grupos e depois se enfrentariam, na segunda fase, em confrontos eliminatórios. 

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

No entanto, após o arbitral, os gupos foram mantidos pela FFP, mas a segunda fase deixa de ser eliminatória: agora, a pontuação alcançada durante a primeira e segunda fases, somadas, definirá os semifinalistas e rebaixados. Segundo a federação, essas mudanças visam adequar o estadual ao calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que sugere um limite de 14 datas reservadas para os campeonatos estaduais, além de dar mais competitividade ao campeonato.

Continue lendo após a publicidade

ENTENDA O FORMATO DA DISPUTA:

O novo formato de disputa do Campeonato Piauiense prevê a participação de oito clubes, divididos em dois grupos, com quatro participantes cada. A divisão dos grupos foi realizada de acordo com a posição na tabela de classificação da Série A de 2023.

Continue lendo após a publicidade

Os grupos ficaram assim definidos:

Grupo A: River, Altos, 4 de Julho e Picos;

Grupo B: Fluminense-PI, Corisabba, Oeirense e Parnahyba.

Primeira fase:

Cada grupo jogará entre si em turno e returno, totalizando seis jogos para cada clube na fase de grupos.

Segunda fase:

Os grupos se cruzam em jogos de ida e volta (1º do Grupo A x 4º do Grupo B / 2º do Grupo A x 3º do Grupo B / 3º do Grupo A x 2º do Grupo B / 4º do Grupo A x 1º do Grupo B).

Se classificam as quatro melhores equipes, somando a pontuação da 1ª e 2ª fase.

As semifinais serão disputadas em dois jogos (ida e volta). Os vencedores das semifinais se enfrentam nas finais, também em dois jogos (ida e volta). Em caso de empate no placar agregado, as equipes irão para disputa de pênaltis.

O campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão de 2025, além da vaga direta na Copa do Nordeste ao campeão.

Rebaixamento

Os dois clubes que somarem o menor número de pontos na primeira e segunda fase serão rebaixados.

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!