Piauí registra maior número de queimadas do país nos últimos dias, diz Inpe

O Piauí é o segundo estado do Nordeste com maior número de focos de incêndio.

O número de queimadas registradas no Piauí nas últimas 48 horas foi o maior de todo o país, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram registados 417 focos de incêndio no território piauiense, 14% de todas as queimadas registradas no Brasil.

Foto: Reprodução/g1 Piauí/InpePiauí registra maior número de queimadas do Brasil nos últimos dias..
Piauí registra maior número de queimadas do Brasil nos últimos dias.

Os incêndios estão concentrados na região Sul e Oeste do estado. A maioria das queimadas aconteceu no território de Baixa Grande do Ribeiro: foram 52 focos de incêndio nas últimas 48 horas. A cidade foi a quinta do país que mais registrou incêndios.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

O Piauí registrou 5.779 focos de queimadas até setembro de 2023. O número vem crescendo e 2.474 focos foram registrados somente nos primeiros 18 dias de setembro, sendo um número superior se comparado a todo o mês de outubro.

Continue lendo após a publicidade

Em 2023, setembro foi o mês que mais registrou queimadas em todo o ano, somente neste mês foram registrados 43% das ocorrências. O estado perde apenas para o seu vizinho, Maranhão, que nesse período registrou 10.176 focos de incêndio. O Piauí fica na sexta colocação entre os estados com maior número de focos no país.

B-R-O bró

Continue lendo após a publicidade

O Piauí enfrenta o início do período mais quente do ano. Nos últimos dias, quase todo o estado tem registado níveis baixos de umidade do ar. Com o aumento do calor, sobe também a força dos ventos, que contribuem para os casos de incêndio.

Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh), uma forte onda de calor pode fazer alguns municípios ultrapassarem os 40 °C. Na última semana, a cidade de Bom Jesus, no Sul do Piauí, apresentou 41,5°C, batendo um recorde de maior temperatura já registrada nos últimos 10 anos.

Foto: Reprodução/Internetcalor água baixa umidade
Ondas de calor podem se estender até o dia 22 de setembro.

Semarh divulga boletim sobre ondas de calor no Piauí

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), divulgou nesta terça-feira (19) um boletim informativo sobre as ondas de calor. Segundo o informe, as altas temperaturas podem alterar as condições atmosféricas no Estado, a partir do dia 20 de setembro, com possibilidade de se estender até o dia 22. O boletim foi emitido na noite desta segunda-feira (18), dia em que as ondas começaram a ocorrer.

Os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informam que são esperadas temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC com umidade abaixo dos 15%, especialmente em municípios das mesorregiões sudoeste e sudeste piauiense.

O boletim alerta ainda para alguns sintomas, causados pelo calor, que impactam a qualidade de vida, como: problemas respiratórios e de pele, insolação, desidratação e aumento de problemas de pressão. Por isso, é recomendado estar sempre hidratado e evitar práticas de esportes expostos ao sol entre 11h e 18h.

El Niño

As ondas de calor correspondem a um período de dias em que são registradas temperaturas máximas superiores à média comum da época. As temperaturas elevadas são comuns no período de Setembro, Outubro e Novembro (SON), tal como os baixos índices de umidade relativa do ar (%). No entanto, em 2022 tem sido observado que os sistemas atmosféricos estão apresentando comportamentos extremos, e isto é atribuído ao fenômeno do El Niño.

*com informações do g1 Piauí e Semarh

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!