Pesquisa aponta que pessoas com sintomas de gripe não procuram médico

Segundo levantament, 79,4% das pessoas que possuem algum sintoma não vão até as unidades de saúde.

Uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que, no Piauí, 79,4% das pessoas que possuem algum sintoma de gripe não procuraram atendimento em unidades de saúde durante o mês de junho.

Segundo o Pnad Covid-19, no estado, cerca de 185 mil pessoas tiveram algum sintoma da síndrome gripal durante o mês de junho e, destas, somente 38 mil buscaram atendimento médico. Na síndrome gripal, os sintomas considerados são febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de olfato ou paladar e dor muscular.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Auxílio emergencial

Continue lendo após a publicidade

A pesquisa também aponta que o percentual de famílias do Piauí que estão recebendo o auxílio emergencial subiu para 60,8% em junho. Em maio, o percentual era de 56%. O dado aponta que, a cada 10 famílias, seis estão sendo contempladas pelo benefício do Governo Federal.

Estima-se que 566 mil residências do Piauí foram beneficiadas com o chamado “coronavoucher” em junho. O estado ficou atrás apenas do Amapá (67,3%), Maranhão (66,5%), Pará (63,7%) e Amazonas (61,8%).

Continue lendo após a publicidade

Número de trabalhadores afastados

O levantamento realizado pelo IBGE ainda trouxe outro dado importante. Segundo a pesquisa, o número de pessoas afastadas de seus cargos trabalhistas diminuiu.

Em maio, o número de trabalhadores ocupados, mas desligados do emprego, era de 302 mil, enquanto em junho esse número caiu para 230 mil. Apesar de uma parte da população ter conseguido manter o emprego, ela foi afetada pela crise com a redução do salário. No estado, foram cerca de 341 mil pessoas que tiveram seus rendimentos reduzidos no mês de junho.

A média do rendimento foi de R$ 1.417,00 em junho, valor 16% inferior ao que era, normalmente, recebido por mês antes da pandemia, R$ 1.645,00.

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!