Pacientes que ficaram com sequelas da Covid-19 terão terapia especializada

Ao todo, o Ceir disponibilizará 200 vagas para terapias, no horário de 17h às 21h.

A partir desta semana, pacientes que passaram por terapia intensiva ou por longo tratamento de Covid-19 contarão com atendimento no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). O novo serviço auxiliará na recuperação de pacientes com sequelas neurológicas e respiratórias.

Ao todo, o Ceir disponibilizará 200 vagas para terapias, no horário de 17h às 21h, de segunda a sexta-feira. Os primeiros cinco pacientes agendados passaram pela triagem nesta terça-feira (17).

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

De acordo com a gerente clínica do Ceir, Liceana Pádua, os pacientes serão avaliados por uma equipe multidisciplinar composta por: médicos, fisioterapeutas, nutricionista, a psicólogas e fonoaudiólogas. Segundo Liceana, as novas vagas não afetarão as terapias e triagem dos outros serviços de reabilitação ofertados pela instituição. 

Continue lendo após a publicidade

“Dessa forma, não haverá alterações no fluxo de vagas e os atendimentos aos usuários das demais clínicas do Ceir. Estima-se ser necessário cerca de duas a seis semanas de reabilitação funcional, respiratória e neuropsicológica para a melhora da qualidade de vida e mobilidade, sendo que esse período pode ser mais curto ou mais prolongado, conforme as necessidades de cada paciente”, explica.

No processo de reabilitação serão utilizadas instalações sanitárias e equipamentos de proteção individual (EPI) para pacientes e profissionais. O espaço físico contará com consultórios médicos; salas individuais para atendimento; área específica voltada para reabilitação cardiopulmonar; centro de diagnóstico, com a oferta de exames laboratoriais, raios-X, tomografia computadorizada, ultrassom, espirometria, eletrocardiograma, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Continue lendo após a publicidade
Foto: Governo do PiauíCentro Integrado de Reabilitação (Ceir)
Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

Como ter acesso?

O agendamento do primeiro atendimento poderá ser realizado de duas formas: os pacientes que já tiveram alta de UTI ou de unidade de Covid de longa permanência no Estado do Piauí no decorrer dos meses da pandemia devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência ou secretarias municipais de Saúde e fazer uma consulta com um médico credenciado pelo SUS. O paciente deve procurar o setor de marcação de consulta online e solicitar a marcação da triagem, que será visualizada no sistema do SUS (https://fmsteresina.gestorsolucao.net.br/) como Ceir – Triagem Reabilitação Covid.

Pacientes que estão recebendo alta serão encaminhados pela própria unidade, diretamente ao Ceir, via marcação da Triagem no Sistema SUS (https://fmsteresina.gestorsolucao.net.br/).

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!