Pacientes com novo coronavírus tem chegado ao Tibério Nunes em estado grave

Segundo Justino Moreira, doentes tem dado entrada no hospital com 80% do pulmão comprometido.

Atendendo pacientes de diversas cidades vizinhas a Floriano (PI), o Hospital Regional Tibério Nunes tem recebido diversos pacientes com Covid-19, com os pulmões bastante comprometidos. Segundo Justino Moreira, diretor clínico da unidade de saúde, quando as pessoas chegam ao hospital, o comprometimento dos pulmões já está entre 80 e 90%.

Com isso, o tratamento do paciente se torna mais difícil e a chance do mesmo ir a óbito aumenta bastante.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

"Na fase mais grave, o tratamento já não faz muita diferença e muitas vezes o paciente vai a óbito. A importância da atenção básica é fundamental para que o doente chegue no hospital Tibério Nunes em uma fase ótima para realizar o tratamento", explicou.

Continue lendo após a publicidade

De acordo com os boletins divulgados pelo hospital, somente em junho, 13 mortes foram registradas na unidade de saúde por conta do novo coronavírus. Desde o início da pandemia, já foram 30 óbitos.

Atualmente, sete leitos clínicos estão ocupados e sete UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) também. A unidade de saúde já atendeu 99 pacientes com Covid-19, sendo que 46 já receberam alta médica.

Continue lendo após a publicidade

Novo protocolo

Para conter o avanço da pandemia, um novo protocolo foi adotado no Tibério Nunes. Agora, a testagem dos pacientes deve ser feita antes deles darem entrada no hospital.

Com isso, o diretor clínico acredita que é possível evitar a contaminação de profissionais de saúde que não atendem a Covid-19 e também pacientes que estão nas enfermarias.

"Mais de 50% dos pacientes são assintomáticos e acabam indo para enfermarias comuns, transmitindo para outros doentes e para a equipe", afirmou Justino.

"A recomendação é que os pacientes referenciados a Floriano venham com o teste rápido, para que seja colocado no ambiente mais seguro para todos", explicou o diretor clínico.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!