Nordeste se destaca entre os índices de matrículas em tempo integral

Piauí ocupa o 2º lugar no ranking, com 48,9% dos estudantes matriculados na modalidade

Os estados que apresentaram maior percentual de alunos em tempo integral matriculados na rede pública do ensino fundamental são do Nordeste: Ceará, com 51,4%; Piauí, com 48,9%; e Maranhão, com 40,3%. Os dados constam do Censo Escolar 2023, divulgado nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Foto: Divulgação/Seducsala de aula escola
Piauí figura nas primeiras posições entre os estados com maior proporção de estudantes em escolas de tempo integral

Nove estados apresentaram percentuais acima da média nacional, que é de 17,5%. Desses, apenas dois não estão na Região Nordeste: Tocantins, com 35,7%, e São Paulo, com 21,9%. Completam a lista de estados que subiram a média nacional Alagoas (20,4%), Paraíba (19,5%), Sergipe (18,9%) e Bahia (17,5%).

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Os piores índices ficaram com Rondônia (2,9%), Amapá (4,4%), Roraima (4,5%) e Santa Catarina (5,8%).

Continue lendo após a publicidade

O desempenho do Nordeste foi elogiado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante a divulgação do censo. “Quero destacar que os estados que têm o maior taxa de número de matrícula de tempo integral são nordestinos”, disse o ministro ao associar o resultado a políticas públicas como o Programa Escola em Tempo Integral, que prevê o aumento das vagas em tempo integral, ou seja, com uma jornada igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais.

Piauí

Continue lendo após a publicidade

De acordo com a Secretaria do Estado da Educação, no Ensino Fundamental, o Piauí ocupa o 2º lugar no ranking, com 48,9% dos estudantes matriculados na modalidade. Já no Ensino Médio, com 45,4%, o percentual do estado é maior que o dobro da média nacional, que é de 21,9%. 

Em 2022, o Piauí ocupava o 10º lugar no ranking do Ensino Médio e saltou para a 4ª posição em 2023.

Foto: Reprodução3243

Censo Escolar

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País.

A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: ensino regular (educação infantil e ensino fundamental e médio); educação especial (escolas e classes especiais); educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional e tecnológica (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

O Censo tem caráter declaratório e é dividido em duas etapas. A primeira coleta informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Já a segunda, coleta informações sobre o movimento e o rendimento escolar dos alunos, ao fim do ano letivo.

*com informações da Seduc e Agência Brasil 

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!