MP quer multar candidato médico que incitou pessoas com Covid-19 a votarem

Pelas redes sociais, candidato afirmou não ter nenhuma proibição para pessoas com Covid-19 votarem.

O Ministério Público Eleitoral do Piauí irá abrir um inquérito para apurar um possível crime cometido pelo candidato Dr. Hailton (MDB), que concorria ao cargo de prefeito da cidade de Oeiras (PI). O médico é suspeito de incitar eleitores com Covid-19 a votarem, mesmo contra a recomendação dos órgãos de saúde.

A representação foi feita pelo promotor de justiça Vando da Silva Marques, através da Promotoria da 5ª Zona Eleitoral do Piauí. Dias antes da eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu uma recomendação para que pessoas com Covid-19 ou com suspeita da doença não fosse até os locais de votação, para evitar contaminações. Porém, através das redes sociais, o candidato pediu que ninguém deixasse de comparecer às urnas.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Foto: DivulgaçãoProcesso MP

Além da abertura do inquérito, o Ministério Público pediu o pagamento de uma multa de R$ 10 mil reais. Nos documentos, o promotor arquivou a publicação feita pelo candidato através das redes sociais.

Continue lendo após a publicidade

“As postagens nas redes sociais Instagram e Facebook, com conteúdo inverídico e irresponsável por parte do candidato, podem causar danos irreparáveis à saúde pública do município de Oeiras, diante da incitação daqueles que estão contaminados pelo coronavírus a irem votar no dia 15 de novembro”, explicou o promotor.

“Ao incitar o eleitor publicamente a ir votar mesmo estando contaminado pela Covid-19, o candidato está infringindo as medidas sanitárias impostas para prevenção e controle de contágio do novo coronavírus”, completou.

Continue lendo após a publicidade

O portal de notícias G1 tentou contato com a assessoria do candidato, que informou que o mesmo iria se pronunciar sobre o caso, porém até o momento não aconteceu a manifestação. A publicação foi apagada do Facebook.

Dr. Hailton perdeu a eleição para Zé Raimundo (Progressistas), por uma diferença de 43 votos.

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!