Morre, aos 68 anos, professor e poeta Élio Ferreira

O escritor, natural de Floriano (PI), enfrentava um câncer e estava internado em Teresina

O escritor, poeta e professor de Literatura da Universidade Estadual do Piauí, Élio Ferreira de Souza, morreu nesta quinta-feira (11), em Teresina. Ele estava internado em hospital da capital, onde realizava tratamento de um câncer.

Foto: ReproduçãoO Elio Ferreira proferindo a palestra “História do Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara: os libertos da nação pela Lei do Ventre Livre d 1873, no Piauí. AUNDIÊNCIA PÚBLICA na Câmara Municipal de Floriano, Piauí, Brasil, 25/05/2025.

Élio Ferreira era poeta, professor e ensaísta, com mais de trinta livros publicados. Estudioso da cultura e literatura afro-brasileiras, o escritor nasceu em Floriano, em 14 de maio de 1955. Élio era docente decano do curso de Letras, professor permanente do Mestrado e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro (NEPA-UESPI). 

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Em nota, a Universidade Estadual do Piauí confirmou a morte do docente e prestou solidariedade aos familiares e comunidade uespiana.

Continue lendo após a publicidade

É com profundo pesar que a Universidade Estadual  do Piauí (UESPI) comunica o falecimento do Professor Élio Ferreira, docente decano do curso de Letras, campus Torquato Neto; professor  permanente do Mestrado em Letras da Uespi; e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro (NEPA-UESPI).

Em nome de toda a comunidade uespiana, em especial do campus Torquato Neto e a Administração Superior, desejamos forças a todos os familiares.

Continue lendo após a publicidade

O Rota 343 lamenta a morte do escritor florianense que desde 2020 contribuía com artigos escritos para o blog que possuía neste portal. Com mais de dez artigos publicados, Élio escreveu sobre a cidade de Floriano, sua infância, ancestralidade e cultura. 

Confira a trajetória literária de Élio Ferreira

Publicou os seguintes livros de poesia: Canto sem viola (1982), Poemartelos (o ciclo do ferro) (1986), O contra-lei (o ciclo do fogo) (1994), O contra-lei e outros poemas (1997) e América Negra (2004). Publicou também, em 2005, o livro Identidade e solidariedade na literatura do negro brasileiro: de Padre Antônio Vieira a Luiz Gama, com o qual obteve a primeira colocação no concurso de ensaios Mário Faustino, da Fundação Cultural do Piauí - FUNDAC. Estudioso da cultura e literatura afro-brasileiras, concluiu, em outubro de 2006, sua tese Poesia negra das Américas: Solano Trindade e Langston Hughes, recebendo o título de Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco.

*com informações do cidadeverde.com

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!