Morador de Oeiras coloca máscaras de proteção em estátuas da cidade

Objetivo é sensibilizar população para a importância de usar máscara durante a pandemia de Covid-19.

Para tentar sensibilizar a população de Oeiras (PI) sobre a importância de usar máscaras devido à pandemia do novo coronavírus, um morador da cidade resolveu ter uma atitude que chamaria a atenção das pessoas. Carlos Rubem, que é produtor cultual, colocou máscaras de proteção em três estátuas existentes em espaços públicos do município.

Foto: Carlos RubemEstátuas ganham máscara em Oeiras.
Estátuas ganham máscara em Oeiras para tentar sensibilizar população.

Ao portal de notícias G1, Carlos contou que colocou as máscaras há 15 dias atrás, quando os primeiros casos positivos de Covid-19 surgiram no município.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

 “Foi um apelo que fiz com o objetivo de sensibilizar a população porque tem muita gente que não usa a máscara, acha que incomoda”, disse o produtor cultural.

Continue lendo após a publicidade

Carlos contou que comprou cerca de 20 máscaras com um amigo e, em seguida, saiu de carro pela cidade colocando a proteção nas estátuas de Cônego Cardoso, Visconde de Parnaíba e do doutor Paulo de Tarso.

A iniciativa rendeu elogios por parte de pessoas da comunidade, como o padre Possidônio Ferreira.

Continue lendo após a publicidade

“Ela serviu para chamar a atenção da necessidade do uso da máscara, porque, apesar de tantas campanhas educativas por parte da igreja, dos órgãos públicos e dos meios de comunicação, muitas pessoas não estavam usando”, disse o religioso.

Foto: Carlos RubemEstátuas ganham máscara em Oeiras.

Uma das estátuas a receber a máscara, a de Cônego Cardoso possui grande relevância histórica para a cidade de Oeiras. O secretário de Cultura Stefano Ferreira falou sobre ela.

“Ele foi pároco da Catedral da Nossa Senhora da Vitória durante muito tempo e o Instituto Histórico de Oeiras colocou essa estátua em sua homenagem. Ela foi construída na década 1980. Ficava próximo a uma praça de eventos e, logo depois, foi recolocada entre a catedral e a casa paroquial”, explicou.

Por que devemos usar máscaras de proteção?

O uso ou não das máscaras de proteção individual é um assunto que divide opiniões. Inicialmente, o uso do item não era recomendado pelo Ministério da Saúde para toda a população, somente para quem apresentasse algum sintoma da Covid-19.

Com a pandemia se espalhando pelo país, os órgãos de saúde mudaram a recomendação e pediram para que as pessoas passassem a usar máscara quando precisassem sair de casa. Isso porque, quando o item é utilizado, ele representa uma barreira a mais para o novo coronavírus, trazendo uma maior proteção para a pessoa.

No dia 22 de abril, um decreto do Governo do Piauí estabeleceu a obrigatoriedade dos moradores do estado de usarem máscaras em locais públicos.

Para garantir que o item seja eficiente, é necessário que ele seja fabricado de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e seja usado de forma correta.

Foto: G1.comMáscara

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!