Marcelo Queiroga é o novo ministro da Saúde

Pasta já trocou de ministro quatro vezes desde o início da pandemia.

O Governo Federal promoveu mais uma troca no Ministério da Saúde. Nesta segunda-feira (15), o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Marcelo Queiroga, foi escolhido por Jair Bolsonaro para comandar a pasta. Ele substituirá o general Eduardo Pazuello. As informações são do G1.

Desde o início da pandemia de coronavírus, o ministro da Saúde já foi trocado quatro vezes. Antes de Queiroga, comandaram o Ministério os médicos Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Pazuello.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Marcelo Queiroga, apesar de ser próximo da família do presidente Bolsonaro, tem um perfil diferente do ministro anterior. Ele é defensor da vacina contra a Covid-19 e, inclusive, já recebeu o imunizante.

Continue lendo após a publicidade

Além disso, em maio do ano passado, a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomendou que a cloroquina, a hidroxicloroquina e a azitromicina não fossem utilizados contra a Covid-19. O uso desses medicamentos no tratamento do coronavírus são defendidos por Jair Bolsonaro. Após a repercussão que a nota da instituição teve, a SBC voltou atrás e, juntamente com o Ministério da Saúde, abriu a possibilidade para uso do medicamento, mediante os pacientes assinarem um termo de consentimento.

Outro ponto defendido pelo novo ministro é quanto ao isolamento social. Em 2020, em uma entrevista a GloboNews, ele falou sobre o assunto. “O isolamento social visa a reduzir aquele pico de pessoas que precisam de internação hospitalar. É uma medida recomendada pelas autoridades sanitárias de uma maneira homogênea”, declarou Queiroga.

Continue lendo após a publicidade
Foto: Geraldo Magela/Agência SenadoMarcelo Queiroga

Currículo

Marcelo Queiroga é natural da cidade de João Pessoa (PB). Ele se formou em Medicina na Universidade Federal de Paraíba e fez residência em cardiologia no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro (RJ). Ele é especialista em cardiologia, com atuação em hemodinâmica e cardiologia intervencionista.

No currículo de Queiroga também consta o cargo de diretor do Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (Cardiocenter) do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa, e cardiologista do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita (PB).

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!