Mandante de chacina de agricultores no Piauí é condenado a 22 anos de prisão

Além da chacina, Jhon Lennon foi condenado por um homicídio qualificado e uma tentativa de homicídio

Jhon Lennon dos Santos Abreu foi condenado a 22 anos e nove meses de prisão pelos crimes de homicídio qualificado e tentativa de homicídio, ocorridos em 2018 no município de Baixa Grande do Ribeiro. O acusado também é o mandante da chacina de quatro homens que ocorreu neste ano, também no município.

Foto: Polícia CivilAlém da chacina, Jhon Lennon foi condenado por um homicídio qualificado e uma tentativa de homicídio. Os crimes foram registrados na cidade de Baixa Grande do Ribeiro.
Além da chacina, Jhon Lennon foi condenado por um homicídio qualificado e uma tentativa de homicídio. Os crimes foram registrados na cidade de Baixa Grande do Ribeiro.

O julgamento ocorreu no dia 7 de dezembro. A denúncia foi assinada pelo promotor de Justiça Edgar Bandeira.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

O conselho de sentença acatou a tese apresentada pelo Ministério Público de homicídio qualificado, por motivo fútil, e tentativa de homicídio.

Continue lendo após a publicidade

O réu foi condenado por ter assassinado David de Moura do Carmo a tiros em um bar na cidade de Baixa Grande do Ribeiro e pela tentativa de homicídio contra Érika Alves de Sousa Ferreira, que foi atingida com um tiro no pescoço, mas foi socorrida. O crime aconteceu em 2018.

Chacina de pai, filhos e funcionário

Continue lendo após a publicidade

No dia 23 de abril de 2023, quatro pessoas foram assassinadas a tiros em uma casa na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, 586 km ao Sul de Teresina. As vítimas eram um pai e seus dois filhos, e um funcionário da família. O crime teria sido motivado por uma vingança familiar.

O crime aconteceu na manhã do dia 23 de abril de 2023, um domingo, em uma casa alugada, onde as vítimas moravam, na zona urbana de Baixa Grande do Ribeiro. Na noite de sábado (22), as vítimas faziam uma festa com amigos e funcionários na casa.

Depois da festa, o grupo foi dormir. Horas depois foram acordados por homens armados que cobriam o rosto com camisetas. Eles foram rendidos e levados até o terraço da casa, onde quatro deles foram assassinados a tiros. Duas pessoas conseguiram fugir, e acionaram a Polícia.

As vítimas são:

O pai, Luiz Pedro Dalcin, de 61 anos, de Sobradinho, no Rio Grande do Sul

Luíz Antônio Dalcin, de 34 anos, filho de Luíz Pedro, de Arroio do Tigre (RS)

Gustavo Dalcin, de 36 anos, filho de Luíz Pedro, de Arroio do Tigre (RS)

Leonilton Sousa da Silva, de 33 anos, funcionário da família, de Balsas (MA)

Luiz Pedro e os dois filhos foram para o Piauí em 2019. Aqui eles trabalharam com produção e colheita de soja e feijão. Além das vítimas, Luiz Pedro tinha outros dois filhos. Luiz Antônio deixa dois filhos. Gustavo deixa uma filha.

Mandante foi preso duas vezes

Jhon Lennon foi preso suspeito de ser o mandante da chacina em Baixa Grande do Ribeiro no dia 4 de maio de 2023, no Distrito Federal. Contudo, ele foi posto em liberdade pela Justiça no dia 3 de junho. O delegado Carlos Júnior, da Polícia Civil do Piauí, informou que o suspeito foi solto devido à “falta de comunicação entre instituições”.

O suspeito foi novamente preso no dia 2 de julho, em são Luís, no Maranhão, em decorrência de um mandado de prisão preventiva.

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!