Maior parque eólico e maior parque solar da América do Sul ficará no Piauí

Empreendimentos estão sendo construídos pela Enel Green Power Brasil.

O maiores parques eólico e solar da América do Sul estão sendo construídos no Piauí– Lagoa dos Ventos e São Gonçalo, respectivamente. Os empreendimentos estão sendo construídos pela Enel Green Power Brasil (EGP), nos municípios de Lagoa do Barro e São Gonçalo do Gurguéia.

O investimento total nos dois complexos é de R$ 4,8 bilhões, com 4.200 empregos diretos gerados no pico das obras, que agora estão em fase final. Lagoa dos Ventos é, atualmente, o maior projeto eólico da EGP no mundo e deve entrar em operação em 2021. O Parque Solar São Gonçalo iniciou este ano a operação da primeira etapa do projeto, de 475 MW, e a empresa está finalizando a construção da primeira expansão de 133 MW do parque.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

“O Piauí, hoje, é um dos estados que está na vanguarda da geração de energias renováveis, especialmente energia solar e energia eólica. Podemos dizer que, no ranking da eólica, o Piauí ocupa o quinto lugar entre os maiores produtores desse tipo de energia no Brasil, ficando atrás apenas da Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul; quanto à energia solar, somos o terceiro, mas somos o estado que mais constrói e que tem o futuro mais promissor na potencialidade para geração dessa energia”, ressaltou Wilson Brandão, secretário de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper).

Continue lendo após a publicidade

Atualmente, considerando a capacidade instalada de todos os projetos solares da Enel no Brasil (em construção e operação), cerca de 70% fica no Piauí. Para a fonte eólica, são 44%. Isso significa que o estado apresenta grande potencial de geração de energias renováveis solar e eólica e já possui em sua matriz energética grandes empreendimentos de geração centralizada em operação, o que gera cada vez mais desenvolvimento social, com oportunidades de trabalho para a população.

Brandão destacou esse importante momento que o Piauí vivencia na geração de emprego, tanto na área de energias renováveis como nas linhas de transmissão de energia que estão sendo construídas no estado.

Continue lendo após a publicidade

“Nosso estado está vivenciando um momento importantíssimo nessa parte de construção de novas obras, de novos leilões, que irão ocorrer em 2021 e o Piauí está inserido neles, e, principalmente emprego e renda, pois temos milhares de trabalhadores, de famílias piauienses que estão tendo oportunidades de emprego nessas obras de construção de parques de energia solar e energia eólica, como também na área de linhas de transmissão e subestação”, disse o secretário.

Foto: Governo do PiauíEnergia solar

Alta tecnologia

O Parque Solar São Gonçalo, localizado em São Gonçalo do Gurguéia, é o primeiro projeto da Enel Green Power a usar módulos solares bifaciais, que capturam energia solar de ambos os lados do painel. Os módulos inovadores devem aumentar a geração de energia em até 18% e reduzir em 11% a área ocupada pelos painéis. Toda a usina, de 608 MW, terá capacidade para gerar mais de 1.500 GWh por ano, evitando a emissão de mais de 860.000 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.

“A previsão para o Parque de São Gonçalo do Gurguéia iniciar o funcionamento é 2021. Isso nos alegra muito, pois chegamos em regiões de difícil acesso, que não tínhamos quase nenhuma possibilidade de novos empregos. Temos hoje milhares de piauienses trabalhando e a construção de novos empreendimentos”, comentou Wilson Brandão.

Já o Parque Eólico Lagoa dos Ventos está localizado nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio e conta com elementos inovadores na construção, como sensores de proximidade de máquinas para aumentar a segurança nos canteiros de obras, drones para realizar análises topográficas, rastreadores inteligentes de componentes de turbinas, bem como plataformas digitais e soluções de software para monitorar e apoiar remotamente as atividades de campo.

A usina terá, ao todo, 230 aerogeradores e, uma vez em pleno funcionamento, poderá gerar mais de 3,3 TWh por ano, evitando a emissão de mais de 1,6 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera.

“A construção de novos parques de produção de energias renováveis no Piauí vai agregar valores a tudo o que está sendo feito nas regiões onde estão localizados. São novos restaurantes, novos hotéis, pousadas, sistema de transporte, as estradas e hospitais que estão sendo melhorados, tudo isso demonstrando que o Piauí tem grande potencial”, completou o gestor da Seminper.

Foto: Governo do PiauíEnergia Eólica

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!