Leitos de UTI foram ampliados em 120% desde o início de abril

Número de leitos de estabilização teve ampliação de 173%.

Para garantir que nenhum piauiense fique sem atendimento por conta da Covid-19, o Governo do Estado do Piauí vem ampliando o número de leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19. Somente em leitos de UTI, o crescimento no estado foi de 120%, saindo de 148 leitos, no dia 6 de abril, para 326 até dia 6 de junho. A quantidade de leitos de estabilização também teve grande crescimento com uma ampliação de 173%. Levando em consideração todos os leitos com respiradores, o crescimento foi de 128%.

Nesta ampliação, foram atendidos hospitais de todas as regiões do estado, muitas delas com a capacidade dobrada. Antes dos investimentos da Secretaria de Saúde e do Ministério da Saúde, os hospitais do Piauí tinham 148 leitos de UTI. Agora, são 326. Outros 25 hospitais tinham 26 de estabilização, número que subiu para 71. Os leitos clínicos, que atendem casos leves e moderados com a Covid-19, são 1023, em todos os 46 hospitais mais os outros dois de campanha que foram construídos.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Entres os hospitais que tiveram maior ampliação no número de UTI estão Natan Portella (7 leitos antes, agora 18), HGV (20 antes, 40 agora), Lucídio Portela (5 antes, 10 agora), todos em Teresina. Em seguida, vêm Tibério Nunes (10 antes, 18 agora), em Floriano; Justino Luz (10 antes, 18 agora), em Picos; Chagas Rodrigues (8 antes, 14 agora), em Piripiri; e Dirceu Arcoverde (16 antes, 25 agora), em Parnaíba. Os novos leitos de estabilização foram instalados nos dois hospitais de campanha em Teresina.

Continue lendo após a publicidade

Na última quinta-feira, o Hospital Getúlio Vargas abriu dez leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria. A meta é que, até o fim deste mês, o hospital tenha 50 leitos de terapia intensiva para atendimento a pacientes em estado mais grave da Covid-19.

Foto: Governo do Piauí/DivulgaçãoUTI

“O Governo do Estado está avançando com ações estratégicas para prestar uma assistência de qualidade a pacientes vítimas da Covid-19, uma vez que somos referência para todos os municípios do Piauí”, destaca o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque.

Continue lendo após a publicidade

O Piauí recebeu, na última quarta-feira (3), mais 21 respiradores comprados de uma empresa privada. Os equipamentos fazem parte de um lote de 80 aparelhos adquiridos em março. Todos estão sendo enviados para hospitais estaduais e de referência no atendimento a pacientes com a Covid-19.

Outros 100 ventiladores importados da Turquia chegaram ao Piauí no começo da semana passada. Parte deles foi para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, quase dobrando o número de UTIs (10 para 18). “Os ventiladores e as câmaras conservadoras já estão nas alas em pleno funcionamento. Estamos avançando em um ritmo animador que resultará em vidas salvas”, disse Davyd Basílio, diretor-geral do HTN.

“Estamos com a expectativa de, até segunda-feira (8), chegarmos quase 500 leitos com respiradores”, afirmou o governador Wellington Dias.

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!