Iluminação do estádio Tiberão impede realização de eventos esportivos

Liga Florianense de Futebol se diz prejudicada pela impossibilidade de realizar jogos no estádio.

A iluminação do estádio Tibério Nunes (Tiberão), em Floriano, permanece como obstáculo para a realização de competições esportivas na cidade. Recentemente, a Princesa do Sul ficou impossibilitada de receber jogos do Campeonato Brasileiro Série C, com a equipe do Altos-PI. Além de competições nacionais, a praça esportiva também tem deixado de receber eventos esportivos locais, como é o caso do Campeonato Florianense de Futebol Amador.

Em entrevista ao Rota 343, o presidente da Liga Florianense de Futebol (LFF), Lourenço Júnior "Bocão", expôs a atual situação do estádio e comentou sobre o momento que o esporte local vive. Segundo ele, o já tradicional Campeonato Florianense não acontece há quatro anos e a edição de 2023 está ameaçada devido à falta de iluminação do estádio.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Foto: ReproduçãoJúnior Bocão, presidente da Liga Florianense de Futebol.
Júnior Bocão, presidente da Liga Florianense de Futebol.

"Estamos há quatro anos sem realizar o campeonato, que por sinal, é o campeonato mais importante, mais querido, que engloba toda a cidade de Floriano e municípios da zona rural, e que também atrai atletas de fora. Por dois anos não aconteceu pela questão da pandemia, e a gente respeita perfeitamente, mas nos últimos dois anos pra cá não tem acontecido e a gente realmente não entende os motivos. Eles [prefeitura] alegam que foi por conta de uns cabos de energia que foram furtados, que ao nosso ver, é uma grande falta de respeito para com os esportistas, representantes de clubes, para com a Liga e principalmente com o torcedor que tanto ama o futebol amador de Floriano e o Campeonato Florianense."

Continue lendo após a publicidade

De acordo com o presidente da LFF, tanto a Prefeitura como a Secretaria de Esporte foram procurados na tentativa de conseguir um prazo para a realização dos ajustes na iluminação do estádio. "Ano passado nós sentamos com o prefeito e com a secretária, o que eles alegaram é que estavam assumindo a gestão e me pediram um prazo. Eu respeitei esse prazo, porém não obtivemos resposta. Passou-se o primeiro semestre todo, todo o segundo semestre do ano passado e nada aconteceu", relatou Júnior Bocão.

Até o momento, a edição de 2023 do Campeonato Florianense de Futebol Amador está ameaçada. Segundo o organizador da competição, a prefeitura ainda não assegurou a realização do torneio no estádio Tiberão. "Ao meu ver é uma grande falta de respeito não só para com a Liga, como para os torcedores, representantes de clubes, e principalmente, os que amam o futebol amador", concluiu. 

Continue lendo após a publicidade

A Liga Florianense de Futebol tem hoje 18 equipes filiadas e com possibilidade desse número ser ainda maior. No entanto, novas filiações estão suspensas justamente por falta de um calendário de competições. De acordo com o presidente da Liga, a organização tem sido cobrada pelos clubes filiados para que os torneios de futebol amador retomem suas atividades.

Campeonato Piauiense

A falta de iluminação do estádio também prejudicou o Corisabbá, time que representa a cidade de Floriano na disputa da Série A do Campeonato Piauiense. O Alvinegro ficou impedido de realizar jogos noturnos durante toda a competição em 2023, sendo obrigado a entrar em campo sob forte calor. Diretor do Corisabbá, Elisvaldo Silva comentou os prejuízos que o clube teve durante o estadual.

"O problema da iluminação no Tiberão tem sido uma questão antiga, e infelizmente o poder público não tem dado a devida prioridade para resolver essa situação. Já se passou tempo suficiente para que uma solução fosse implementada. Como consequência direta, o Corisabbá sofreu grandes prejuízos financeiros neste ano, pois não pôde realizar seus jogos à noite. Ao invés disso, fomos obrigados a realizar os jogos às 15h45, sob uma temperatura acima de 40°C, o que é completamente desumano tanto para os atletas quanto para os torcedores. Diante disso, solicitamos encarecidamente ao poder público da nossa cidade que dê uma atenção especial ao nosso Tiberão, buscando resolver definitivamente esse problema", disse o diretor.

Foto: Alef LeãoGovernador, Rafael Fonteles, e o diretor do Corisabá, Elisvaldo Silva.
Diretor do Corisabbá, Elisvaldo Silva, em reunião com o Governador Rafael Fonteles.

Série C em Floriano

Nos últimos meses a cidade de Floriano chegou a ser cogitada como "casa" do Altos-PI durante a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. A adequação do estádio Tiberão, de acordo com as normas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi uma exigência do Jacaré. Entre as demandas foram citados a instalação de barras antipânico, pintura e reparos na iluminação visando os jogos que aconteceriam no horário da noite.

Apesar dos esforços, a cidade deixou de ser opção para o clube Alviverde que hoje está com os mandos de campo no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. O sistema de iluminação foi um obstáculo para os jogos da Série C e está mais uma vez impossibilitando a realização de eventos esportivos no estádio da cidade. 

"Nós tivemos recentemente uma grande perda para Floriano e região. O Altos escolheu nossa querida Floriano para receber jogos pela Série C, isso ia movimentar; a rede hoteleira ia ganhar com isso, os vendedores ambulantes, a imprensa. Isso gera renda, gera lazer e ia proporcionar esporte acima de tudo. Ficamos triste porque não era uma situação difícil de resolver", comentou Júnior Bocão.

Foto: Luís JúniorAltos desiste de jogar Série C em Floriano.
Encontro entre o presidente do Altos, Warton Lacerda, com o prefeito Antônio Reis e o vereador Ancelmo Jorge.

O vereador Ancelmo Jorge acompanhou de perto as tratativas que envolveram a prefeitura, o Altos e empresários da cidade. O parlamentar mobilizou esforços para conseguir que o Jacaré iniciasse o campeonato em Floriano, no entanto, ele garantiu na manhã de hoje (16) que até o próximo dia 20 de junho será iniciado o serviço de restauração da iluminação do estádio Tiberão. 

"O prefeito se comprometeu em lançar um edital para contratar uma empresa de restauração da energia. Eu acredito que próxima semana entra em execução o processo de restauração da iluminação do estádio Tibério Nunes. Ficou um pouco em stand by porque a burocracia do processo administrativo é um pouco demorada, mas quero aqui confortar a população que eu não tinha desistido do projeto de trazer o Altos", explicou o vereador, em entrevista ao Rota 343.

"Entendo o desabafo do Júnior Bocão, desde janeiro a situação do estádio estava sendo um empecilho pra que não viesse a acontecer. A gente não deixou de ter esse olhar e esse cuidado com o torcedor e com o estádio Tiberão. A gente agradece ao prefeito por ter sido sensível no sentido de tentar entender que era importante a iluminação, mas conseguimos trazer essa benfeitoria para o estádio Tiberão", concluiu.

Segundo o parlamentar, ainda existem chances da cidade de Floriano receber jogos pela Série C no mês de julho, tendo em vista que a definição da empresa que fará a manutenção do sistema elétrico será feita ainda nesta sexta-feira. 

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!