Hospital Regional Justino luz faz campanha de prevenção ao suicídio

Campanha “HRJL a favor de você” aconteceu pela rede social Instagram do hospital.

O nono mês do ano é marcado pela campanha Setembro Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e propor um diálogo aberto sobre o tema, buscando assim, reduzir o número de casos e alertar às famílias e amigos sobre pessoas próximas que podem estar precisando de ajuda. Com o tema “HRJL a favor de você”, as coordenações de Humanização e Comunicação do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, elaboraram uma campanha remota para este ano, tendo em vista o distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19.

A campanha “HRJL a favor de você” aconteceu pela rede social Instagram do hospital, com vídeos falando sobre a prevenção ao suicídio, visando desmistificar os tabus a cerca do assunto.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Nesta última quinta-feira (10), quando se comemorou o “dia D” de conscientização à prevenção ao suicídio, aconteceu um minuto de apoio dentro da unidade de saúde com os colaboradores e pacientes.

Continue lendo após a publicidade

O psicólogo Moisés Nascimento explica como aconteceu e pede o engajamento de todos na campanha, afinal, trata-se em ajudar a salvar vidas. “Por conta do distanciamento social,  idealizamos essa campanha de uma forma remota, sem contato físico, mas sempre preocupados com a prevenção ao suicídio. Então, às 11h da manhã desta quinta-feira, paramos por um minuto para dizer ao nosso colega de trabalho a importância da vida dele para nós. Falei com todos pelo sistema de som do hospital e contamos com a participação de todos os colaboradores, pacientes e acompanhantes”.

Os colaboradores participaram de onde estavam, em seus setores.

Continue lendo após a publicidade

Esta semana, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lançou o “Projeto Conectados à Vida” que realiza o atendimento psicoterapêutico online aos profissionais de saúde da gestão estadual que estão na linha de frente no enfrentamento da Covid-19. Através da site – www.conectadosavida.com.br, os profissionais de saúde podem ter acesso a salas de atendimento virtual de maneira gratuita e sigilosa.

Os psicólogos foram treinados para atendimento à distância. Para que isso aconteça, basta o profissional de saúde acessar o site, clicar no link “profissional sesapi”, colocar login, senha e CPF. A partir daí, ele será direcionado para uma sala de atendimento virtual.

Dados da Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS mostram que no Brasil, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 96% dos casos estão relacionados a transtornos mentais, depressão, transtorno bipolar e /ou abuso de substâncias.

Vale ressaltar que, com o isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, os cuidados para com os riscos de suicídio devem ser redobrados.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!