Governo do Piauí lança concurso com 200 vagas para policial penal

As inscrições vão até o dia 27 de março

O governador Rafael Fonteles autorizou, nesta sexta-feira (1º), junto com o secretário de Justiça, Carlos Augusto, a publicação do edital do concurso público para o preenchimento de 200 vagas para Polícia Penal do Piauí, além de 200 para cadastro de reserva. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Uespi (Nucepe).

Foto: Divulgação/SejusPolícia Penal

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 27 de março no site do Nucepe. Serão cinco etapas, com a prova objetiva marcada para o dia 28 de abril. Depois, seguem as outras fases: exame psicológico, de saúde, culminando, no final do ano, com a lista de aprovados, e logo na sequência o curso de formação.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Conforme o documento, das 200 vagas de preenchimento imediato, após a realização do curso de formação, 150 são para ampla concorrência e 50 para negros ou pardos, mesma proporção para os 200 classificados no cadastro de reserva. Será exigida a formação de curso superior completo em qualquer área. 

Continue lendo após a publicidade

A jornada de trabalho é integral, com 44 horas semanais. A remuneração do cargo é de R$ 6.496,73, além de vantagens devidas pelo efetivo desempenho do cargo.

Rafael destacou que esse é o maior concurso da história da polícia penal e que os aprovados serão logo nomeados. “Logo após o curso de formação, que deve começar no final do ano e terminar no início de 2025, vamos nomear todos os 200 aprovados”, afirmou o governador.

Continue lendo após a publicidade

O chefe do Executivo disse que há necessidade de servidores públicos para ajudar na ressocialização dos internos do sistema penitenciário do Piauí. “A gente quer aumentar a quantidade de policiais penais para prestar um grande serviço de ressocialização junto aos internos do sistema penitenciário, de forma que eles sejam reintegrados à sociedade e não voltem mais a praticar delitos”, destacou. 

Segundo o secretário de Justiça, coronel Carlos Augusto, o concurso atende a uma determinação do governador Rafael Fonteles para melhorar o sistema penitenciário do Piauí. “Além de repor o nosso quadro de pessoal, vamos precisar de profissionais para ampliação e construção de novas unidades penais”, disse o secretário.

De acordo com a Secretaria de Justiça, até dezembro de 2025, serão inauguradas mais três novas unidades penais. Em agosto deste ano, será entregue uma penitenciária de segurança máxima em Buriti dos Lopes, no norte do Piauí. A unidade penal terá 360 vagas para detentos. “Para você ter uma ideia, somente lá vamos precisar de 60 profissionais”, afirmou Carlos Augusto. 

Ao todo, o Piauí tem 17 estabelecimentos penais com mais de 800 policiais.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!