Golpistas clonam WhatsApp de Ancelmo e pedem dinheiro se passando pelo vereador

Amigos do vereador entraram em contato com o mesmo após receberem mensagens suspeitas.

O vereador Ancelmo Jorge foi mais uma vítima do WhatsApp clonado. Tentativas de golpe através desse método têm se tornado cada vez mais comum no Brasil. Os criminosos clonam a conta de uma pessoa e passam a mandar mensagem para os contatos, solicitando dinheiro emprestado.

Em entrevista ao Rota 343, Ancelmo relatou que no domingo (28), foi convidado para participar de um grupo no aplicativo, mas ignorou o convite por duas vezes.  Na segunda-feira (01), ele foi informado pelo WhatsApp de que o número estaria sendo instalado em outro aparelho celular. O vereador tentou reabilitar o número, mas não obteve sucesso.

Posteriormente, amigos entraram em contato para relatar que receberam mensagens pedindo dinheiro. Segundo Ancelmo, infelizmente, dois amigos acabaram caindo no golpe e enviando dinheiro aos criminosos.

Depois de tomar conhecimento do caso, Ancelmo entrou em contato com o suporte do WhatsApp para conseguir recuperar seu número. O vereador também procurou a polícia para registrar um boletim de ocorrência. De acordo com ele, na delegacia, os políciais informaram que esse tipo de golpe tem sido aplicado com frequência e que, semanalmente, cerca de cinco pessoas procuram a polícia para prestar queixa. Além disso, investigações preliminares apontam que um dos suspeitos, identificado através da conta bancária das mensagens, já possui passagens pela polícia. Os criminosos utilizam informações das redes sociais para conseguir realizar a clonagem.

Ancelmo destacou que, as pessoas que tiverem o aplicativo clonado, devem entrar em contato com o suporte do WhatsApp e insistir para que eles recuperem a conta, evitando assim que os criminosos continuem enviando mensagens para os contatos da vítima. Para contactar o suporte, envie um e-mail para [email protected].

Como proteger o WhatsApp?

Primeiramente, é preciso que as pessoas estejam atentas. Quando receber alguma mensagem solicitando dinheiro, é importante que se tente falar pessoalmente com quem enviou a mensagem antes, ou até mesmo confirmar através de uma chamada de vídeo. Nunca envie dinheiro para contas desconhecidas.

Para maior segurança e evitar que seu WhatsApp seja clonado, não forneça códigos e nem clique em links suspeitos. Outra forma de proteger sua conta, é através da ativação da verificação em duas etapas.

Para ativar, abra as configurações do WhatsApp, selecione “Conta”, depois “Verificação em duas etapas”, e toque em “Ativar”. Em seguida, você precisará definir uma senha de seis dígitos para proteger sua conta. Evite números sequenciais e datas de aniversário para dificultar o trabalho de invasores.

Outra opção é instalar aplicativos que colocam senhas em seu mensageiro. Com eles, mesmo que alguém descubra a senha de seu celular, precisará descobrir também a senha do WhatsApp.

Veja abaixo alguns prints enviados por Ancelmo, com conversas entre as vítimas e os golpistas:

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o Rota343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!