Fogo já atinge 95% de reserva legal em Canto do Buriti

Mais um incêndio de grandes proporções foi registrado por moradores da região

Um incêndio de grandes proporções atingiu novamente a reserva legal de Canto do Buriti, na tarde desta quarta-feira (07). O fogo queimou a vegetação às margens da PI-141, entre a cidade de Canto do Buriti e Eliseu Martins.

Moradores relataram ao G1 que os fogo já dura 20 dias e está cada vez mais próximo de residências. Dos cinco mil hectares da reserva legal do Assentamento Santa Clara e povoados vizinhos, 95% já foi atingido pelo fogo.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

As queimadas na região já destruíram plantações de caju, pastagens, criação de abelhas e uma rede de transmissão de energia. Os dois municípios não possuem Corpo de Bombeiros e brigada de incêndio, o que dificulta a extinção do fogo. A corporação mais próxima fica em Floriano (PI), a 165 km.

Continue lendo após a publicidade
Foto: Arquivo Pessoal/Hipólito NetoIncêndio às margens da rodovia PI-141 é registrado por moradores.
Incêndio às margens da rodovia PI-141 é registrado por moradores.

Produtores rurais estão tentando controlar as chamas, mas eles já temem que os incêndios cheguem até as casas.

"Todo ano é essa situação. O Corpo de Bombeiros de Floriano veio aqui no início dos primeiros focos de incêndio, mas todo dia surge um novo e a situação fica pior. Os moradores tentam apagar o máximo possível das chamas com água e um abafador adaptado, mas não é o suficiente", declarou o produtor rural Hipólito Neto.

Continue lendo após a publicidade

Os produtores rurais afirmam que a maioria dos incêndios é criminoso e solicitam que as autoridades competentes realizem uma investigação. Além disso, eles também cobram por providências por parte da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar).

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!