Famílias de São Raimundo Nonato recebem título de posse de terras

Títulos foram entregues pelo governador Wellington Dias,

O sonho de aquisição da terra própria tornou-se realidade para cerca de 400 famílias do assentamento Nova Jerusalém, em São Raimundo Nonato. Nesta quarta-feira (20), o governador Wellington Dias fez a entrega do título de posse para as famílias e destacou a importância da regularização fundiária.

“As famílias foram contempladas com o título de posse, já registrado em cartório, com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um instrumento que permite que elas acessem programas governamentais, linhas de créditos e financiamentos. É a oportunidade de mudança de vida e isso é extraordinário”, declarou o governador.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

O secretário do Estado da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, declarou que o título de posse da terra está no cerne do programa. “O PRO Piauí visa o desenvolvimento econômico e social. (Com o título de terra) as famílias poderão ter acesso ao crédito e fazer parte dos programas sociais. Com isso, serão estimulados a produzir. Isso é levar dignidade às pessoas”, afirmou.

Continue lendo após a publicidade

O diretor do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Chico Lucas, disse que, em 2020, foram entregues cinco mil títulos e a meta é chegar a 10 mil este ano, com georreferenciamento, certificação e CAR. “Com apoio do governador e do secretário Rafael Fonteles, o Interpi passou por modernização no parque tecnológico, com drones e tudo isso serviu para agilizar a regularização fundiária”, afirmou o gestor.

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, explicou que o CAR é uma exigência recente das instituições financeiras. “É um documento de identificação do imóvel rural e vai permitir mais facilidade no acesso ao crédito”, apontou.

Continue lendo após a publicidade

Contemplado com o título de sua propriedade, o agricultor Benedito Leite diz que hoje é um dia importante. “Foram muitas lutas e conseguimos a vitória com este documento”, disse, agradecendo ao governador Wellington Dias pela conquista do seu direito à terra.

O agricultor Joaquim Francisco esperou doze anos para conseguir o título de terra. “Esse documento nos impulsiona a lutar ainda mais para que este lugar possa produzir ainda mais, trabalhar mais e com mais segurança. Agradecemos, primeiro a Deus, depois ao governador Wellington Dias e a todos que lutaram para que esse sonho da terra fosse concretizado”, enfatizou.

Foto: Governo do PiauíPosse de terra

Desenvolvimento 

Em sua viagem ao Sul do estado, o chefe do executivo estadual também entregou obras de mobilidade, inaugurou um novo centro cultural e destacou outras iniciativas do governo estadual na região.

“O Piauí tem um projeto sistematizado, organizado e planejado que nos permite avançar em todos os setores. Quem diria que, há alguns anos, haveria uma ligação por asfalto de São Raimundo Nonato, não somente a Caracol, mas em direção a Guaribas e Bom Jesus?”, questionou.

O gestor também lembrou que, em São Raimundo Nonato escolas estão sendo reformadas e destacou as melhorias no sistema de saúde, pois o hospital regional existente no município oferece agora o serviço de hemodiálise. “As pessoas que precisam fazer hemodiálise não precisam se deslocar para outras cidades”, comemorou.

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!