Estudo aponta quando pico do novo coronavírus acontecerá em Teresina e no Piauí

Picos terão períodos diferentes em Teresina e nos municípios do interior do estado.

Um estudo feito por pesquisadores da UFPI (Universidade Federal do Piauí) prevê quando o pico da doença do novo coronavírus acontecerá em Teresina e outras cidades do Piauí. A projeção foi feita pelo Grupo de Trabalho de Saúde do Comitê Gestor de Crise (CGC).

Segundo Jefferson Cruz, matemático e professor da UFPI, os picos terão períodos diferentes em Teresina e nos municípios do interior do estado, dependendo do nível populacional e número de infectados detectados.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

“O pico do Piauí deve ser para o início de agosto. Deve ser, pelo que se apresenta, para o início de agosto e de Teresina para o início de junho, 5 a 10 de junho. Vão ter vários picos. As regiões vão tendo os seus volumes máximos de atendimento mas tudo isso com muito reflexo na cidade de Teresina”, explica o professor.

Continue lendo após a publicidade

De acordo com o estudo, a estimativa é que a capital piauiense tenha entre 4 e 5 mil infectados por Covid-19 até o início de junho. Já para o estado, a estimativa é de 15 a 20 mil pessoas confirmadas com a doença até o início de agosto.

Os números apontam que, no pico de casos confirmados, o Piauí precise de 600 leitos de UTI.
Jefferson ainda aponta que o isolamento social foi de extrema importância para que o número de casos no Piauí fosse reduzido.

“Fizemos essa estimativa baseados no protocolo da Organização Mundial de Saúde, que estima a quantidade de pessoas que podem ser infectadas por um indivíduo contaminado”, explica o matemático.

Sem o isolamento, estima-se que o estado já teria entre 100 mil a 200 mil casos, com 600 a 700 óbitos. Se isso tivesse ocorrido, o sistema de saúde estadual já teria entrado em colapso, visto que não haveriam leitos para atender tantos pacientes, principalmente em casos de média e alta complexidade, que necessitam de internação e respiradores.

Continue lendo após a publicidade

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!