Estudantes da Uespi desenvolvem projeto para organização de finanças pessoais

Projeto Orçamento Doméstico na Prática tem como objetivo incentivar o planejamento financeiro.

Alunas do 7º período do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí, campus Poeta Torquato Neto, criaram um projeto para ajudar as pessoas na organização das finanças. A ação extensionista faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (Pibeu) e é realizado desde 2020.

O Projeto Orçamento Doméstico na Prática tem como objetivo incentivar a cultura do planejamento financeiro pessoal e promover o diálogo sobre a educação financeira. A proposta é executada por quatro estudantes: Amanda da Costa, Renata Sampaio, Rita de Cássia e Elenn Andrade. Além de ser coordenado pela Professora Amanda Raquel da Silva Rocha.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

“Tínhamos planejado desenvolver o projeto com a comunidade por meio de palestras, balcões de dúvidas e outros meios que ensinassem na prática como fazer esse planejamento financeiro por meio do orçamento doméstico, mas como veio a pandemia, acabou que não conseguimos ter esse contato direto com as pessoas”, contou a aluna Amanda da Costa.

Continue lendo após a publicidade

Diante do desafio imposto pela pandemia, as estudantes realizaram estudos e discussões virtuais, como forma de provocar reflexões sobre esse tema e também visando a elaboração de uma cartilha de orçamento doméstico em uma linguagem acessível e de fácil entendimento.

Foto: Governo do Piauíprojeto

Cartilha

Continue lendo após a publicidade

A cartilha foi elaborada ainda em 2020 e estava sendo distribuída virtualmente apenas para um público restrito. Pensando em ampliar e propagar a divulgação do material, as alunas criaram recentemente um Instagram para a proposta, visando alcançar mais pessoas.

Elenn Andrade, discente que atua no projeto, explica a seguir a importância desse material para o gerenciamento dos recursos financeiros pessoais. “No nosso país não é comum termos educação financeira, então a gente vivencia na pele ou então conhece pessoas que ganham x e gastam y, acumulando dívidas e não sabendo aonde o salário foi parar. Então nosso intuito é ajudar essas pessoas a conhecerem os seus gastos e tentar controlar eles”, finalizou a aluna.

A cartilha está disponível para download na Biografia do Instagram do Projeto.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!